Volta ao Santos é gesto grandioso e chocante de um controverso Neymar

PUBLICIDADE

Procuro comparação possível e só encontro uma: Maradona. Seja ao deixar o Sevilla pelo Newell’s Old Boys, em 1993, ou um quarto de século depois, já destroçado pelo vício e com os joelhos em ruínas, quando topou treinar o obscuro Dorados de Sinaloa, na segunda divisão mexicana. A história é contada na série Maradona no México, da Netflix.

Como “o mais humano dos deuses”, conforme Eduardo Galeano, Neymar tem feito o possível para ser odiado. A vida ostentatória, a fama de cai-cai, os posicionamentos políticos e a pecha de mercenário são farta tentação aos rótulos: bolsonarista, mimado, machista, alienado. Explicam uma parte, escondem outra, desconsideram a complexidade.

Entre tantas maravilhas de sua trajetória alvinegra, me fixei em uma lembrança coadjuvante: o choro, ajoelhado no centro do gramado em Mogi Mirim, após a vitória nos pênaltis contra o time da casa. Era a semifinal do Paulista de 2013, sua passagem para a quinta final estadual consecutiva (seis meses depois, estaria no Camp Nou decidindo com um gol e uma assistência seu primeiro El Clásico contra o Real Madrid).

Nenhum ineditismo, Mogi Mirim, apenas mais uma semifinal de um desimportante Paulistão. No entanto, houve emoção, a mesma de sua reapresentação 12 anos depois. Não há por que suspeitar da sinceridade do sentimento. Neymar gosta do Santos.

“Dei um abraço no meu pai, um abraço de que ‘a gente conseguiu'”. É espantoso que o mesmo Santos, tão desprezado por obtusos pangarés nos últimos anos, desperte o desejo de um craque enorme. Quero acreditar nesse lado passional à Maradona e numa escolha ilógica pela régua da competição e do capital, mas perfeitamente compreensível pelo prisma da emoção e do prazer.

!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function() {n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’, ‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’); fbq(‘init’, ‘1425099884432564’); fbq(‘track’, ‘PageView’, { content_name: ‘Volta ao Santos é gesto grandioso e chocante de um controverso Neymar’, content_ids: [79858,35976,80789,82370,82487], is_closed: true, });
source

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima