Donald Trump disse que nos próximos dias deve tomar uma decisão sobre o futuro da USAID. Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (3) que o Departamento de Estado assumiu o papel de administrador interino da USAID e que toda a atividade da agência deve ser revisada para ficarem alinhadas as operações com o interesse nacional, sem deixar ainda claro quais são esses interesses no momento.
O secretário afirmou que alguns programas devem ser mantidos e culpou os funcionários de não cooperarem com essa espécie de pente do governo. Rubio falou que quer fazer uma grande reforma no órgão, mas que será realizada com consultas ao Congresso já que o dia foi de críticas. Os democratas dizem que Trump não tem autoridade para desmantelar a agência. Já Trump fala que não precisa do Congresso para isso. “Não quando se trata de fraude”, disse o presidente, acusando a USAID de ser gerida por “lunáticos radicais” e de ter desperdiçado recursos durante o governo de Joe Biden.
Tudo parado
Ainda na segunda, senadores democratas denunciaram que equipes do Departamento de Eficiência Governamental, que é liderado por Musk, tiveram acesso ao sistema de pagamentos do governo federal que armazena dados privados de milhões de pessoas que recebem benefícios e aposentadoria, e alegaram que isso seria ilegal e perigoso.
!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function() {n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’, ‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’); fbq(‘init’, ‘1425099884432564’); fbq(‘track’, ‘PageView’, { content_name: ‘USAID: futuro de agência humanitária americana é incerto após desmantelamento e acusações do governo’, content_ids: [35976,81917], is_closed: false, });
source