Na noite dessa quinta-feira (18), quase no apagar das luzes, encerrou a reunião entre Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e Câmara Municipal dos Vereadores, para tratar do assunto dos valores das passagens e do subsídio às empresas do transporte público da capital.
Essa decisão é, somente, uma capa de rosto para fundamentar um acordo entre o Poder Público e os empresários, pois ainda falta a batida do martelo com as entidades empresariais para que de fato possa fechar a pauta das negociações.
Resta saber se os valores propostos, de 512 milhões de repasse às empresas, será mesmo suficiente para voltar com a tarifa ao valor anterior proposto pela prefeitura, caindo dos atuais R$6,00 para R$4,50?
Acredito que será, de bom e suave tom, demonstrar se os valores propostos vão aportar os custos dos usuários que tem direito ao benefício da gratuidade, conforme portaria criada em 04/08/2017 e atualizada em 10/05/2023, cujo em seus artigos e incisos estão detalhados todos seus beneficiados.
Considerando as alterações sofridas, uma em 18 de Março de 2021, por meio da Portaria Conjunta Municipal SMSA/BHTRANS nº 001/2021 e outra em 6 de Janeiro de 2023, com a publicação da Portaria Conjunta Municipal SMSA/SUMOB/BHTRANS nº 001.
Vamos agora aguardar o pronunciamento dos empresários quanto a proposta que deve ser apresentada em breve. Torcer para que, na mesa de negociação, com um gostoso pãozinho de queijo e um cafezinho, os valores possam, de fato, oferecer um transporte público de qualidade. Respeitando o conforto, pontualidade, segurança e transparência que é um direito da população usuária.
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