O STF é tema recorrente das redes sociais. Trata-se do órgão de cúpula do Judiciário, encarregado de fazer o controle concentrado de constitucionalidade das leis e dos atos normativos.
Sua composição é questionada em face da discricionariedade do Presidente da República que, no decorrer do processo histórico, tem se equivocado nas escolhas.
Não obstante, já tivemos, salvo melhor juízo, brilhantes ministros naquela corte constitucional. Que o digam Adauto Lúcio Cardoso, Evandro Lins, Nelson Hungria, dentre outros.
Os critérios constitucionais para designação de ministros do Supremo pressupõem o crivo de notável conhecimento jurídico e idoneidade moral.
As decisões mais recentes do STF, principalmente as monocráticas, têm causado celeuma na sociedade brasileira. Esperamos daquela corte decisões colegiadas e bem fundamentadas, refletindo a interpretação adequada conforme Constituição.
O Supremo, nestes tempos sombrios, deve cumprir sua missão de guardião do texto constitucional vigente em sociedade democrática.
[simple-author-box]