Home Colunista SAÚDE MENTAL: UM CHAMADO PARA O AUTOCUIDADO
Colunista

SAÚDE MENTAL: UM CHAMADO PARA O AUTOCUIDADO

Em um mundo cada vez mais acelerado e exigente, a saúde mental tornou-se uma preocupação central em nossas vidas. O estresse, a ansiedade e outros transtornos psicológicos estão se tornando cada vez mais comuns em todas as faixas etárias. Devido à sua alta incidência tem se tornado um alerta mundial.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS- “a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de utilizar suas habilidades cognitivas e emocionais, lidar com o estresse do cotidiano, contribuir para a comunidade de maneira produtiva e enfrentar os desafios que surgem ao longo da vida”. Essa definição ampla e holística, enfatiza a importância de uma abordagem também abrangente para o cuidado com a saúde mental.

A OMS também destaca a necessidade de promover a saúde mental em todos os momentos da vida, desde a infância até a velhice. É fundamental reconhecer que a saúde mental não se limita apenas à ausência de transtornos mentais, mas também inclui a promoção do bem-estar psicológico e emocional.

Um dos principais enfoques da OMS é a “promoção da saúde mental desde a infância, reconhecendo que investir nos primeiros anos de vida é crucial para o desenvolvimento de uma boa saúde mental ao longo da vida”. A organização incentiva políticas públicas que apoiem o fortalecimento emocional das crianças, incluindo a educação socioemocional nas escolas e o apoio às famílias.

Por meio de campanhas de conscientização, programas de prevenção e acesso a serviços de saúde mental, se tenta reduzir o estigma associado aos transtornos mentais e garantir que as pessoas tenham acesso ao suporte necessário em caso de adoecimento. Além disso, se torna necessário um trabalho para fortalecer os sistemas de saúde mental em todo o mundo, de forma a oferecer tratamentos adequados e de qualidade para aqueles que precisam.

Convém lembrar que o bem-estar mental está intrinsecamente ligado a fatores como moradia adequada, segurança, estabilidade econômica, acesso à educação e saúde física. Portanto, é necessário um esforço coletivo para criar ambientes que promovam a saúde mental de todos.

Portanto, é fundamental que o governo, as instituições de saúde e a sociedade em geral se unam para apoiar políticas e programas que promovam a saúde mental e deem suporte às pessoas que enfrentam os desafios nessa área. Somente através de uma abordagem abrangente e inclusiva, podemos criar cidadãos mais saudáveis, disseminando informações precisas e incentivando a busca por cuidado.

Caso você leitor esteja passando por algum acometimento com relação a sua saúde mental não deixe de solicitar ajuda e apoio; seja através da unidade de saúde mais próxima de sua casa, seja nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS -ou em ambulatórios especializado. E caso isso ainda seja uma barreira para você ligue de forma sigilosa para 188 CVV- Centro de Valorização da Vida; pois procurar apoio é o primeiro passo!

[simple-author-box]

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH Transfácil...

EXAGEROS DE NATAL

Durante as festividades de fim de ano, como confraternizações e ceias de...

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Somos agora o que de melhor podemos ser. O estado de natureza...