Home Capixaba Sabesp recolhe 3,5 toneladas de tampinhas plásticas em apenas um ano
CapixabaDestaqueInterlocução Brasil

Sabesp recolhe 3,5 toneladas de tampinhas plásticas em apenas um ano

Em comemoração ao “Julho Sem Plástico”, iniciativa para mobilizar consumidores sobre hábitos que geram lixo plástico, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) compartilhou os resultados de sua campanha Lacres e Tampinhas de Esperança. O projeto visa mobilizar consumidores e colaboradores sobre a importância de hábitos sustentáveis que, em um ano, arrecadaram 3,5 toneladas de tampinhas plásticas, destinadas para diversas instituições em todo o estado de São Paulo. Essas instituições incluem entidades que auxiliam populações vulneráveis e doentes, além de ONGs dedicadas ao cuidado de animais.

A campanha da Sabesp tem o objetivo não apenas de promover a reciclagem, mas também incentivar a reflexão sobre a importância do descarte correto de resíduos. A reciclagem do plástico, especificamente, possui múltiplos benefícios, desde a fabricação de novos produtos até a contribuição para o desenvolvimento sustentável e a preservação dos recursos naturais. A diretora de Gente e Gestão da Sabesp, Sabrina de Menezes, destacou que a empresa, além de levar saneamento à população de São Paulo, tem um compromisso com a preservação ambiental, particularmente com a água. “A Sabesp incentiva seus colaboradores a adotarem práticas que não apenas preservam o meio ambiente, mas também geram recursos valiosos para a comunidade”, afirma Menezes.

O plástico, um dos resíduos mais nocivos ao meio ambiente, pode levar entre 400 e 500 anos para se decompor. Sua reciclagem é vital para a proteção dos recursos naturais, como a água, o solo, a biomassa e a fauna marinha. Além dos benefícios ambientais, a reciclagem do plástico também tem um impacto positivo na economia. A cada tonelada de plástico reciclada, economiza-se aproximadamente 130 kg de petróleo, destacando a interseção entre práticas ambientais sustentáveis e eficiência econômica.

Os recursos gerados pela arrecadação de tampinhas pelos colaboradores da Sabesp têm um destino. Eles são revertidos em apoio a uma variedade de instituições, incluindo hospitais, escolas públicas, asilos e entidades que tratam pessoas com doenças terminais. Além disso, ONGs que resgatam e cuidam de animais também são beneficiadas. 

* Estagiária sob a supervisão de Carlos Alexandre de Souza

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Ex-AGU Geraldo Quintão morre aos 89 anos

Faleceu nesta sexta-feira (27/12), aos 89 anos, o ex-advogado-geral da União e...

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH Transfácil...

Vídeo: Noiva chega de trator no próprio casamento em Santa Catarina

Uma noiva surpreendeu os convidados ao chegar no próprio casamento de trator....

Dj e ex-ator mirim da Globo é morto a tiros em Trancoso, aos 45 anos

João Rebello Fernandes, Dj e ex-ator mirim da TV Globo e sobrinho...