Segundo estudos, os valores foram diminuindo até chegar a zero nos anos de 2024 e 2025
O reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, esteve, na semana passada, em Brasília (DF), onde participou de uma reunião com parlamentares mineiros coordenada pelo deputado federal Igor Timo, líder da bancada de Minas Gerais na Câmara dos Deputados. Representando o Fórum dos Dirigentes das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes-MG), do qual é presidente, o reitor apresentou um levantamento que revela a queda progressiva dos repasses da bancada às universidades, institutos e ao Cefet-MG.
De acordo com os dados, em 2018 foram distribuídos R$ 29,7 milhões, de forma igualitária entre as 11 instituições. No entanto, os valores foram diminuindo até chegar a zero nos anos de 2024 e 2025. Para Demetrius, a ausência de recursos aprofunda as dificuldades enfrentadas pelas instituições públicas de ensino superior, que já vêm sofrendo perdas significativas em função das leis orçamentárias aprovadas pelo Congresso Nacional nos últimos anos.
Durante o encontro, Igor Timo assumiu o compromisso de defender a inclusão das instituições federais e estaduais de ensino superior entre as beneficiárias das emendas de bancada a partir de 2026. Ele também destacou que vai liderar um esforço junto aos demais deputados mineiros para pressionar o Ministério da Educação a recompor o orçamento das universidades, institutos e do Cefet.