O 11 de setembro é uma daquelas datas trágicas em que as pessoas podem se lembrar do que estavam fazendo quando ouviram a notícia pela primeira vez. Cada pessoa tem uma reflexão pessoal sobre o dia. Se você não estava vivo ou era jovem naquele dia, ainda pode ter insights sobre o 9/11.
Os atentados de 11 de setembro, em Nova York, nos Estados Unidos, completam 22 anos, e até hoje o ataque continua sendo um dos eventos mais traumáticos do século, não só para os americanos, mas também para o mundo.
O que foram os atentados de 11 de setembro?
Foram atentados suicidas cometidos por fundamentalistas islâmicos vinculados à organização terrorista chamada Al-Qaeda e liderada na época por Osama bin Laden.
Naquele dia, Quatro aviões que sobrevoavam o leste dos EUA foram apreendidos simultaneamente por pequenas equipes de sequestradores.
Eles foram então usados como mísseis gigantes guiados para colidir com edifícios históricos em Nova York e Washington.
Dois aviões atingiram as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York.
O primeiro atingiu a Torre Norte. O segundo colidiu com a Torre Sul.
Os prédios foram incendiados, prendendo pessoas nos andares superiores e provocando fumaça. Em menos de duas horas, as duas torres de 110 andares desabaram em enormes nuvens de poeira.
O terceiro avião destruiu a face ocidental do Pentágono – o gigantesco quartel-general das Forças Armadas dos EUA nos arredores da capital do país, Washington DC.
O quarto avião caiu em um campo na Pensilvânia depois que os passageiros revidaram. Acredita-se que os sequestradores tinham a intenção de atacar o Capitólio, em Washington DC.
Ao todo, 2.977 pessoas (sem contar os 19 sequestradores) perderam a vida, a maioria em Nova York.
O legado do 9/11
A segurança de voo foi reforçada em todo o mundo nos anos seguintes ao 9/11.
Nos EUA, a Administração de Segurança de Transporte foi criada para reforçar a segurança nos aeroportos e nos aviões.
Demorou mais de oito meses para limpar o “Marco Zero” – o local das Torres Gêmeas caídas.
Um memorial e um museu agora estão no local, e os edifícios se ergueram novamente, com um design diferente.
A peça central completa – One World Trade Center, ou “Freedom Tower” – fica ainda mais alta (1.776 pés (541 m) do que a Torre Norte original, que era de 1.368 pés.
A reconstrução no Pentágono levou pouco menos de um ano, com os funcionários de volta aos seus escritórios em agosto de 2002.
Hoje comemorando 22 anos após o conflito 11/09 nos EUA, ainda perguntamos, até onde vai a capacidade do ser humano para praticar estes atos violentos e marcantes na história da humanidade. Deixa sua opinião nos comentários
[simple-author-box]
Deixe um comentário