Não são poucas as críticas dos motoristas que transitam pelas rodovias, avenidas e ruas quanto às regras de utilização de radares nas vias por todo o País.
Vamos aqui fazer uma pequena análise que vai provocar o leitor do Interlocução Brasil e demais seguidores, principalmente, os motoristas, levando-os a tirarem suas próprias conclusões no assunto abordado pela coluna nesta semana.
Para você, motorista, qual é a chance de errar uma velocidade no percurso na via ao transitar entre 30Km/h ou 40Km/h?
Com certeza, você vai dizer que é imperceptível essa diferença, sobretudo quando atento à situação da via, mas perceba: o aparelho já te pegou em face da taxa de tolerância que foi, neste caso, extrapolado – que é de aproximadamente 7 a 10%.
Vamos para outro exemplo: Qual a percepção em transitar entre 70Km/h e 80Km/h?
Provavelmente você, motorista, vai dizer que percebe pouca diferença entre a velocidade real da via e a velocidade estabelecida pelo radar, pois a taxa de tolerância é muito próxima entre elas. Trafegar em uma via de 80Km/h, baixar para 70Km/h: eis uma diferença em que não encontrei nenhuma justificativa técnica, e sim, uma variação próxima entre elas para te multar.
Entendemos que você quando transita em uma via de 120Km/h ou a 110Km/h e em um determinado trecho tem a necessidade de reduzir a velocidade para 80Km/h ou 60Km/h, neste caso já é bem claro que esta diferença fica evidente para o motorista a reação natural da redução da velocidade. Realmente, temos ali uma percepção clara de segurança quando monitorada ou não pelo velocímetro.
Comparativamente, a velocidade para o trecho que utiliza o radar e a taxa de tolerância são valores absolutamente muito próximos. Na prática, não faz sentido multar os motoristas abaixo da velocidade da via. Fato esse que reforça ainda mais a sensação de que, realmente, os radares estão instalados com finalidade arrecadatória e não para educar.
A legislação de trânsito não deixa especificado quais as regras neste caso, só destaca quanto às regras de instalação entre um radar e outro.
Por trás da sopa dos números fica a pergunta: Apesar do gestor público do sistema viário pelo Brasil aplicar a legislação vigente estão usando radares de forma a educar ou para arrecadar?
[simple-author-box]
Deixe um comentário