Dados do Detran/MG revelam que são mais de 400 multas diárias aplicadas aos motoristas pegos em faixas exclusivas ou avanço de faixas na capital mineira. O “Interlocução Brasil” fez um levantamento quanto às regras estabelecidas para instalação desses equipamentos que vêm enchendo os cofres públicos dos municípios, principalmente, na capital Belo Horizontina.
Percebemos que há uma arapuca armada para te pegar e você, motorista, não tem como escapar. Exemplo são as faixas exclusivas em avenidas com sua extensão repleta de comércios a exemplo da Avenida Pedro II. que, em toda sua faixa, é ocupada por lojas de acessórios veiculares, comércios diversos, agências bancárias, empresas e serviços.
É natural que você reduza a velocidade em uma via quando está à procura de uma loja, cujo número e fachada não estão bem visíveis. É o procedimento da maioria manter-se à direita da via, enquanto procura por um estacionamento regular ou pela própria loja. Pois bem, está ali a arapuca armada para te pegar o motorista! Aí vão uns pontos na carteira e uma bolada boa de multa e transtornos com recursos que, em sua maioria, não são sequer respondidos. As defesas são homologadas como improcedentes.
Não sei como os comerciantes da região ainda não fizeram um protesto para retirar dali tais equipamentos! Como justificar tal uso, em caso de faixas totalmente exclusivas para ônibus, sem que haja necessidade de fazer nem mesmo conversões à esquerda? Fato esse, ocorre também na Avenida Carlos Luz: para entrar na rua que dá acesso ao Cemitério da Paz, está ali, antes da conversão, um radar de faixa exclusiva para tirar a sua paz.
Por fim, e não menos importante, na Avenida Cristiano Machado, tem esse tipo de radar próximo à entrada de postos de combustíveis e comércios, inclusive, com estacionamento privativo. E para deixar o motorista mais confuso segue uma placa com os seguintes dizeres: “Ônibus e táxi – Exceto Sábado 14h às 24h / domingos e feriados”. Vejam, além de confusa, às 1h de segunda feira, o motorista já está sujeito à multa por trafegar em faixa exclusiva. Mas cadê os ônibus? Vale destacar, que o tráfego de ônibus inicia-se, em maior fluxo, a partir das 5h da manhã. É mole? Enquanto isso, os motoristas perdem suas carteiras por excesso de pontuação, com a justificativa de que as multas são para ‘corrigir os mal educados no trânsito’.
[simple-author-box]