São reiteradas as matérias divulgadas quanto ao volume de multas aplicadas por avanço de sinais e faixas nas vias públicas.
Analistas revelam que multas são destinadas a motoristas mal educados, apressadinhos, desatentos, irresponsáveis, despreparados para dirigirem e, usando tais adjetivos, reforçam que a estes são imputados as responsabilidades de índices de acidentes.
Entretanto, devemos destacar que podem ser claros os argumentos técnicos quanto ao uso e a calibragem desses equipamentos tão precisos para multar, mas não convence quanto aos critérios e a certeza da confiabilidade dessas instalações e configurações dos radares para multar nestas modalidades de sinalização.
Tudo que gera dúvida é passivo de questionamento. Não é de se esperar que por trás de toda estas tecnologias existem uma fiscalização tão assertiva e eficiente para garantir aos motoristas que somente eles estão totalmente errados.
Quem dirige sabe que um avanço de sinal é grave e a pontuação é pesada para este tipo de infração. Devemos ainda destacar que acidentes provocados por falta a uma parada obrigatória gera colisões nada agradáveis.
A proporção de multas não chega – nem de perto – dos registros de acidentes provocados por tais avanços de sinais comparado as estatísticas de multas nesta modalidade.
Então ficam muitas dúvidas: Trafegar no farol amarelo já está sendo passível de multa?
Será que o farol amarelo tem regulagem curta, não permitindo ao motorista concluir o percurso, gerando assim multa por considerar avanço de sinal vermelho?
Qual é a tolerância entre o espaço do sensor e a passagem total pela faixa de parada, quando o farol luminoso acende em vermelho?
O Código Brasileiro de Trânsito (CBT) é claro em seu parágrafo único “Nos locais em que houver sinalização aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudanca do semáforo liberando a passagem dos veiculos” independentemente se o sinal abrir, o motorista deverá ter a mesma tolerância, está regulada pelos técnicos, quando um sinal vermelho venha a acender por completo.
Alguns segundos devem ser calibrados para que o outro semáfaro passe para o verde, seja para iniciar o percurso do veículo na pista de rolamento ou travessia de pedestre. Não dá para acreditar que tem tantos motoristas irresponsáveis dirigindo por aí.
Na verdade, fica aqui registrado neste canal Interlocução Brasil que motoristas entrevistados não estão nada satisfeitos e na sua maioria não têm motivos para confiar totalmente na regulagem feita pelos técnicos desses equipamentos tão eficientes para multar.
[simple-author-box]
Deixe um comentário