Einstein assim manifestou: eu não posso provar que não há um Deus pessoal, mas se eu fosse falar dele, seria um mentiroso. Não acredito no Deus da teologia que recompensa o bem e pune o mal. Meu Deus criou leis que cuidam disso. Seu universo não é regido por fantasias, mas por leis imutáveis.1
Einstein não via isto como simples conflito entre ciência e religião, onde leis da ciência destroem as ideia de Deus pessoal. Pelo contrário, ele pensava que ir além deste conceito era simplesmente um estágio de maturidade religiosa. Ele postulou que as origens da religião poderiam ser encontradas nos medos existenciais do homem primitivo, que o levou a criar “seres ilusórios” que posteriormente se desenvolveram em um Deus interventivo e antropomórfico.2
É incrível como esta visão reflete a realidade de Deus. Se “Deus é a Inteligência Suprema, a Causa Primária de todas as coisas”3, então, Ele não pode ser um Deus pessoal, ter limites e ser imperfeito com sentimentos rancorosos e punindo suas criações. Deus é Eterno, Imutável, Imaterial, Único, Todo-Poderoso e Soberanamente Justo e Bom. Lancemos os olhos às obras da Criação, o Universo, a Natureza é a Sua assinatura. Destarte, Deus não está sujeito a vicissitudes e acha-se isento de qualquer das imperfeições concebíveis pela imaginação.
E isso nos leva a raciocinar de acordo com a mecânica quântica que apresenta justificativa científica para uma crença. Eis um fator a ser considerado quando a relação da teoria quântica com a religião é recente e a visão da ciência em especial nas palavras do físico e autor Amit Goswami4 que faz a ponte entre ciência e espiritualidade. Segundo ele “a palavra consciência deriva de duas palavras: do verbo latino scire, que significa saber, e da preposição cum, que significa com. Etimologicamente, portanto, consciência significa saber com”, então, simplificando: Deus é.
1 Max Jammer, Einsten and Religion (Princeton, N.J.: Princeton University Press, 1999), 122-23. Jammer é a
melhor fonte para as visões de Einstein sobre religião e sobre os usos religiosos das ideias de Einstein.
2 Numbers, Ronald L. 1. ed. Terra plana, Galileu na prisão e outros mitos sobre ciência e religião – Rio de
Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2020, p.254.
3 Livro dos Espíritos – Que é Deus? resposta a questão de nº 1
4 Amit Goswami é um dos mais importantes físicos da atualidade e um dos poucos que penetrou fundo na espiritualidade humana. No livro “O universo autoconsciente” ele demonstra que o universo é matematicamente inconsistente sem a existência de um conjunto superior (Deus). Ele demonstra que a consciência que cria a matéria e não o contrário, como até hoje crê o pensamento estabelecido.
[simple-author-box]
Deixe um comentário