Projeto leva brinquedos de impressão 3D à crianças carentes em Viçosa

PUBLICIDADE

“Sorrindo em Cada Peça” visa proporcionar momentos de lazer e aprendizado ao público infantil e periférico do município

No dia 5 de setembro, o projeto social “Sorrindo em Cada Peça”, vinculado à Universidade Federal de Viçosa (UFV), estreou oficialmente com um evento que promoveu doações de brinquedos produzidos via impressão 3D e outras atividades de conscientização.

A iniciativa tem o objetivo de proporcionar momentos de lazer e aprendizado às crianças periféricas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica de Viçosa, visando estimular, através de palestras educativas, o desenvolvimento do pensamento crítico, a empatia e a convivência ética no ambiente escolar.

A estreia aconteceu na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima e, além da entrega dos brinquedos, foram promovidas outras atividades lúdicas, abordando temas relevantes do meio ambiente como reciclagem, sustentabilidade e importância de preservação ambiental.

O evento contou com brincadeiras de origem indígena e africana, como o “cabeçabol”, conhecido por Futebol de Cabeça, e o Mamba, que se assemelha ao tradicional pega-pega, além de ensinar as crianças a produzir outros brinquedos com materiais recicláveis.

POR TRÁS DO PROJETO

Idealizador do projeto, Marco Antônio Januário Queiroz Cabral tem 20 anos, é estudante de Educação Física na UFV e morou sua vida inteira no bairro Betânia, em Viçosa. Na sua infância, quando brincava com crianças de famílias vizinhas, ele percebeu que muitos de seus amigos não tinham condições de ter brinquedos.

Anos depois, aliado à sua paixão e recém-compra de uma impressora 3D, teve a ideia de imprimir e doar diferentes brinquedos às crianças que vivem na periferia do município, criando o Sorrindo em Cada Peça. “Mas eu não vi isso como suficiente, então começamos a promover eventos com as doações e realização de atividades para conscientização de temas relevantes”, disse ao Folha da Mata.

Agora, a previsão é de que mais uma intervenção aconteça no início do mês, novamente na Nossa Senhora de Fátima ou na Escola Municipal Doutor Januário de Andrade Fontes, dessa vez, vinculada à disciplina Ensino da Educação Física e Dimensões do Conhecimento oferecida internamente pelo Departamento de Educação Física da UFV.


source

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima