Home Capixaba Presidente da Fundação Palmares conta processo de reestruturação do órgão
CapixabaDestaqueInterlocução Brasil

Presidente da Fundação Palmares conta processo de reestruturação do órgão

Em comemoração aos 36 anos da Fundação Palmares, o presidente da instituição, João Jorge Santos, reiterou a importância da reestruturação do órgão para a promoção da cultura e da igualdade racial. Em entrevista para o Podcast do Correio, nesta quarta-feira (21/08), o representante destacou a relevância histórica da Palmares que, segundo ele, é “forte no presente e construtora do futuro”. 

A Fundação é originalmente vinculada ao Ministério da Cultura e foi criada, em 1988, com a intenção de promover e preservar os valores culturais, históricos, sociais e econômicos, decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira. Empossado em abril do ano passado, João Jorge Santos é advogado, mestre em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e um dos fundadores do movimento Olodum na Bahia. 

Ele é sucessor de Sérgio Camargo, representante da Fundação durante o governo de Jair Bolsonaro, que colecionou polêmicas como ataques à imprensa, episódios de censura e de perseguição às religiões de matriz africana. Para João Jorge Santos, o trabalho de reestruturação deve focar na preservação dos valores da juventude negra e da promoção da cultura. 

“Havia uma demanda de retornar personalidades para o site do Palmares. Eram 109 personalidades que foram banidas como Leci Brandão, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Alcione. E nós reformamos isso. Criamos um comitê que indicou 359 nomes, entre homens e mulheres, para fazer parte deste site e vai ter uma paridade entre homens e mulheres”, contou. 

“Tínhamos a biblioteca Oliver Silveira que, por pouco, não foi destruída. Foram separados mais de 5 mil livros para serem doados, livros que falavam dos orixás, da revolução de países africanos como Angola e Moçambique. Agora, a biblioteca ganhou um novo espaço e vai ser motivo de pesquisa e visita”, concluiu.

*Estagiária sob supervisão de Luana Patriolino

Confira o Podcast na íntegra:

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH Transfácil...

Vídeo: Noiva chega de trator no próprio casamento em Santa Catarina

Uma noiva surpreendeu os convidados ao chegar no próprio casamento de trator....

Dj e ex-ator mirim da Globo é morto a tiros em Trancoso, aos 45 anos

João Rebello Fernandes, Dj e ex-ator mirim da TV Globo e sobrinho...

Jovem desaparece ao ser arrastada por enxurrada em Campinas

Uma jovem de 18 anos está desaparecida após ser arrastada por enxurrada...