Em comemoração aos 36 anos da Fundação Palmares, o presidente da instituição, João Jorge Santos, reiterou a importância da reestruturação do órgão para a promoção da cultura e da igualdade racial. Em entrevista para o Podcast do Correio, nesta quarta-feira (21/08), o representante destacou a relevância histórica da Palmares que, segundo ele, é “forte no presente e construtora do futuro”.
A Fundação é originalmente vinculada ao Ministério da Cultura e foi criada, em 1988, com a intenção de promover e preservar os valores culturais, históricos, sociais e econômicos, decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira. Empossado em abril do ano passado, João Jorge Santos é advogado, mestre em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e um dos fundadores do movimento Olodum na Bahia.
- Maio Negro: a abolição da escravatura e a falta de motivos para comemorar
- Artigo: Celebremos! A Fundação Palmares está de volta!
- CGU pune ex-presidente da Fundação Palmares por assédio moral
Ele é sucessor de Sérgio Camargo, representante da Fundação durante o governo de Jair Bolsonaro, que colecionou polêmicas como ataques à imprensa, episódios de censura e de perseguição às religiões de matriz africana. Para João Jorge Santos, o trabalho de reestruturação deve focar na preservação dos valores da juventude negra e da promoção da cultura.
“Havia uma demanda de retornar personalidades para o site do Palmares. Eram 109 personalidades que foram banidas como Leci Brandão, Martinho da Vila, Margareth Menezes, Alcione. E nós reformamos isso. Criamos um comitê que indicou 359 nomes, entre homens e mulheres, para fazer parte deste site e vai ter uma paridade entre homens e mulheres”, contou.
“Tínhamos a biblioteca Oliver Silveira que, por pouco, não foi destruída. Foram separados mais de 5 mil livros para serem doados, livros que falavam dos orixás, da revolução de países africanos como Angola e Moçambique. Agora, a biblioteca ganhou um novo espaço e vai ser motivo de pesquisa e visita”, concluiu.
*Estagiária sob supervisão de Luana Patriolino
Confira o Podcast na íntegra:
Saiba Mais
- Mariana Morais Seguindo o legado do padrinho Mr.Catra, MC Delux anuncia sexta turnê pela Europa
- Esportes Brasileirão Sub-20: Palmeiras vence e avança em 1º; veja cruzamentos
- Esportes São Paulo lucra quantia milionária com vendas de joias de Cotia
- Esportes Chelsea x Servette: onde assistir, escalações e arbitragem
- Flipar Forma diferente de churrasco atrai curiosidade no YouTube
- Esportes Presidente do River Plate encerra rumores sobre James Rodríguez
Deixe um comentário