Parceria engloba ações conjuntas de estímulo à inovação entre as prefeituras de Juiz de Fora, Viçosa,
Manhuaçu, Visconde do Rio Branco, entre outras
Prefeituras de médio e grande porte da Zona da Mata Mineira assinaram um pacto nesta quarta-feira, 17, que visa fortalecer o desenvolvimento econômico na região. A assinatura do Pacto pela Inovação foi realizada durante o Viçosa Summit 2025, que aconteceu no auditório Fernando Sabino da UFV (Universidade Federal de Viçosa).
O documento foi firmado por diversos prefeitos da Zona da Mata, entre eles Ângelo Chequer, de Viçosa, Margarida Salomão, de Juiz de Fora, Maria Imaculada Dutra Dor nelas, de Manhuaçu e Fábio Antonucci, de Visconde do Rio Branco, além de outras autoridades presentes no evento. Esteve presente também o subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Bruno Araújo Oliveira.
A iniciativa tem como objetivo articular o poder público, universidades, empresas, investidores e a sociedade civil em torno de ações conjuntas que estimulem a inovação como caminho para enfrentar os desafios da região e abrir novas oportunidades de crescimento econômico e social.
O Viçosa Summit 2025 contou com mais de 600 participantes e reuniu prefeitos, vereadores, lideranças regionais e representantes do ecossistema de inovação em um dia de debates e networking. O encontro foi marcado pela troca de experiências e pela construção de estratégias voltadas para o futuro da Zona da Mata, com a intenção de reforçar o papel da inovação como motor do desenvolvimento regional.
Parcerias Contínuas
Gestores municipais de prefeituras como Viçosa e Juiz de Fora têm se encontrado, desde o início do ano, para de bater avanços contínuos e parcerias importantes para o fortalecimento do ecossistema de inovação regional.
Em julho, o prefeito Ângelo Chequer esteve em Juiz de Fora para falar com a prefeita Margarida Salomão, com o objetivo de definir novas estratégias para ampliar a mobilização junto às companhias aéreas e viabilizar a oferta de voos comerciais no Aeroporto Regional Itamar Franco.
Além disso, em março, também outro encontro foi marcado com discussões importantes sobre a geração de empregos, fomento à cultura e a melhora da qualidade turística. Nesses momentos, diversas outras prefeituras também acompanham os gestores viçosenses, como Leopoldina, Chácara, Barbacena, Rio Pomba, Rio Novo, Argirita, Lima Duarte, Mercês, Matias Bar bosa, Goianá, Bom Jardim de Minas, Bel miro Braga, Santos Dumont e Ubá.