O documento será submetido a avaliação técnica para, em seguida, dar origem ao projeto executivo que permitirá a abertura do processo licitatório
A Prefeitura de Viçosa recebeu, na semana passada, o anteprojeto de reforma da Escola Municipal Coronel Antônio da Silva Bernardes (Casb). A entrega foi feita no gabinete do prefeito Ângelo Chequer (União) e contou com a presença da secretária municipal de Educação e Esportes, Márcia Elizabeth, do secretário de Governo, Marcos Fialho, e da engenheira civil Geysiane Faria Barros Milagres, diretora de Projetos da Secretaria Municipal de Planejamento, Mobilidade e Gestão Territorial (Semplag).
O documento será submetido a avaliação técnica para, em seguida, dar origem ao projeto executivo que permitirá a abertura do processo de licitação da obra. O anteprojeto foi elaborado pela empresa P. Avelar, de Belo Horizonte, especializada em projetos de arquitetura, urbanismo e engenharia.
Fundado há mais de um século, o Casb completa 103 anos em 2025 e é considerado uma das instituições de ensino mais tradicionais de Viçosa. Ao longo de sua história, a unidade já abrigou o Ginásio Santa Rita, voltado ao público feminino, além de funcionar como grupo escolar com o mesmo nome de seu patrono, o coronel Antônio da Silva Bernardes.
Em janeiro, início da atual gestão, a administração municipal apontou a necessidade de intervenção imediata no prédio devido a problemas estruturais, infiltrações e falhas na rede elétrica. Para garantir a segurança da comunidade escolar, alunos e profissionais foram realocados para outros estabelecimentos de ensino.
Segundo a Secretaria de Educação, a reorganização da rede de ensino, iniciada em 2017, direcionou as turmas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental para o Centro Educacional Doutor Januário de Andrade Fontes, enquanto os alunos do 6º ao 9º ano passaram a ser atendidos pela Escola Ministro Edmundo Lins.