O apagão que afetou diversos bairros da capital Paulista e parte da Grande São Paulo no último sábado, 2, foi causado pela queda de uma pipa nas instalações da Subestação Guarulhos, informou a Eletrobras. O incidente deixou pelo menos 942 mil imóveis sem luz nas áreas de concessão da Enel SP e da EDP.
- Leia também: Fisiculturista de 19 anos morre após parada cardiorrespiratória
- Leia também: Menina de 13 anos é morta com tiro na cabeça e polícia busca suspeito
Segundo a empresa, proprietária das instalações, o incidente aconteceu por volta das 17h30 no primeiro barramento da subestação, provocando o curto-circuito. Com isso, houve o acionamento dos sistemas de proteção que desligam os equipamentos e impedem maiores danos.
A Eletrobras informou, ainda, que segundos depois a “rabiola” da pipa continha alumínio em sua composição e atingiu o segundo barramento, provocando novo curto-circuito. Esse evento levou a um novo acionamento dos sistemas de proteção, provocando o desligamento total da subestação.
Em nota, a companhia destacou que somente em 2023 foram registrados cinco incidentes em subestações provocados por pipas. “Soltar pipas ou balões e fazer queimadas em locais próximos a linhas de transmissão é um risco de vida para as pessoas e também um risco para o funcionamento da rede elétrica.”
Deixe um comentário