A Polícia Federal deflagrou a operação Arraial São João, nesta quinta-feira (10/10), e cumpriu três mandados de busca e apreensão em Corumbá/MS. A operação visa combater crimes ambientais em terras da União na região.
“A perícia da Polícia Federal identificou que aproximadamente 30 mil hectares do bioma Pantanal foram queimados por ação dos investigados. A catástrofe ganhou grande repercussão, tendo em vista que o ápice das queimadas ocorreu no final de semana do Arraial São João, tradicional festa junina de Corumbá, revelando imagens impactantes enquanto a margem do Rio Paraguai ardia em chamas”, afirmou a instituição.
De acordo com as investigações da PF, a área atingida pelas queimadas é alvo comum entre os criminosos ambientais. Depois disso, a área é utilizada para grilagem, com fraudes sendo feitas junto aos órgãos do governo. Também existem indícios de que essa área afetada é utilizada para o manejo de gado irregular originários da Bolívia.
A polícia ressaltou que os responsáveis poderão responder por crimes de provocar incêndios em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente uma área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.
*Estagiário sob a supervisão de Pedro Grigori
Saiba Mais
- Brasil A jovem que virou advogada e conseguiu absolvição da própria mãe acusada por assassinato de namorado na Bahia
- Brasil Líbano: Brasil já repatriou, em 5 dias, 674 pessoas e 11 animais domésticos
- Brasil Crianças mortas após comerem bombom no Rio foram envenenadas por chumbinho
- Brasil Brasil “dá carona” a estrangeiros repatriados em voos da FAB
- Brasil Corpo de criança que desapareceu após deslizamento de terra é encontrado
- Brasil Unicef: 12 milhões de crianças não têm acesso a esgoto no Brasil
Deixe um comentário