Um dos clubes que mais chamou a atenção nos anos 90, o Paraná completa 35 anos nesta quinta-feira (19) em um momento de “resiliência” – fazendo uma referência ao nome da chapa que elegeu uma nova diretoria.
Ainda mergulhado em um dos piores momentos da sua vida, o Tricolor conseguiu dar um primeiro passo rumo a uma reconstrução. Nesta temporada, o clube conquistou a Divisão de Acesso e voltou à elite do Paranaense.
Com isso, a missão para 2025 é ficar entre os oito melhores do Estadual para garantir uma vaga na Série D de 2026.
Nos bastidores, Paraná aguarda por um desfecho da SAF
Fora de campo, o Paraná também passa por um momento de reconstrução. O clube ainda aguarda uma proposta boa para a venda da sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF) para que possa operar de forma tranquila no futuro.
No início deste mês, o Tricolor conseguiu uma importante vitória junto ao grupo de credores, com o plano de Recuperação Judicial sendo modificado. No novo plano feito, o grupo de credores alega que o clube não conseguiria quitar a dívida de cerca de R$ 130 milhões sem a venda da SAF ou a alienação de alguns ativos, como a Sede da Kennedy, por exemplo.
A boa novidade para o clube foi o novo prazo estabelecido para o pagamento da dívida. Anteriormente, o Paraná teria que pagar a primeira parcela, no valor de cerca de R$ 20 milhões, em setembro deste ano. No novo plano, os credores estabelecem que a primeira parcela possa ser quitada somente no fim de agosto de 2025.
Com isso, o Tricolor ganha um “respiro” para valorizar mais a sua SAF para uma eventual venda no futuro.
Dentro de campo, Paraná chega no Estadual com a torcida mobilizada
Dentro de campo, a temporada paranista foi marcada por uma campanha de marketing arrojada, que mobilizou a torcida, lotou os estádios de Curitiba e cumpriu com o seu objetivo de conquistar a Divisão de Acesso.
A conquista foi o primeiro passo para tentar sair do “fundo do poço”. Nos últimos cinco anos, o Paraná acumulou quatro rebaixamentos – três no Brasileiro e um no Paranaense. Por conta disso, o Tricolor ficou sem calendário nacional.
Para 2025, o clube espera contar com o apoio do torcedor novamente para conseguir voltar às competições nacionais. Para isso, na última quarta-feira, lançou um pacotão de ingressos promocionais para o Estadual.
Após 35 anos, fica a esperança de que o Paraná possa ter dias melhores nas próximas temporadas.
Deixe um comentário