Com o avanço da tecnologia e o advento da internet, o rádio da forma que conhecemos foi praticamente sendo esquecido, e o mundo digital pulverizou a informação, primeiro com o compartilhamento de imagens paradas, depois com elas em movimentos – especialmente no Youtube. Assim muitos programas de rádios foram sumindo.
Porém, a evolução da tecnologia demandou maior consumo de dados, então, por que não utilizar a simplicidade do rádio, adaptado ao novo comportamento da audiência?
Surgiu então em 2004, “PODCAST”, nome que deriva do iPod — aparelho da Apple que ajudou a popularizar o formato “programa de rádio gravado” — e broadcast, que significa transmissão, em português!
Hoje em dia, o termo podcast é usado basicamente para qualquer programa de conversa, onde duas ou mais pessoas participam interagindo entre si.
De acordo a ABPod (Associação Brasileira de Podcasters), há mais de 2 mil programas ativos de podcasts em nosso país.
O Primeiro podcast nacional, o Digital Minds (descontinuado) foi criado em 21 de outubro do ano de 2004, por Danilo Medeiros. O podcast trouxe várias possibilidades, viabilizando muitos projetos, instigando pessoas que não gostam de aparecer, dando ‘visibilidade’ a essas vozes, com muito mais liberdade de expressão.
Quais as vantagens dos podcasts?
- Economia de dados, leveza e praticidade;
- Não necessita de equipamentos sofisticados: basta um microfone;
- Não é preciso acompanhar a transmissão ao vivo nem estar online;
- Permite baixar o conteúdo e ouvi-lo a qualquer momento;
- Existem vários programas de edição gratuitos: o Audacity é um deles;
- Há um público cativo a partir dos 18 anos e que se estende até a fase adulta;
Já conhece o QuintãoCast? Com Mauro Quintão!
Todas as Quintas-Feiras em nosso canal do Youtube, a partir das 20:00hrs (horário local) um novo episódio para você acompanhar!
Deixe nos comentários por onde você curte e gosta de ouvir seus podcast!
Deixe um comentário