O Brasil sem dúvida é uma grande nação, onde a população ama e pratica esporte, das mais diversas modalidades, porém ainda temos números bem tímidos quando falamos em resultados olímpicos, levando em conta o tamanho da nossa população e veia esportiva que ela detém.
De tempos em tempos, vemos nascer verdadeiros heróis nacionais, em modalidades até desconhecidas, assim como assistimos modalidades tradicionais se destacando, como o nosso judô. Mas então o porquê não nos tornamos ainda uma nação consistente e pujante em termos olímpicos? Falta de investimento? Ou uso não tão adequado dos recursos?
Immanuel Kant escreveu que “a ciência é o conhecimento organizado”, e talvez parte dá resposta esteja aqui, falta de organização, de um sistema esportivo que use todos os benefícios que a ciência pode nos fornecer, em favor do desenvolvimento dos nossos atletas, desde valências físicas a emocionais, até mesmo em termos de sistemas de tecnologia que nos permitam organizar as diversas modalidades esportivas e a criação de centros de referência, devidamente sistematizados e com fluxos claros no processo de formação e desenvolvimento de talentos.
Como bem asseverou o Antônio Carlos Gomes, em uma das suas aulas, o problema pode estar no entorno, e creio que o professor tenha razão, o problema está na necessidade de uma melhor gestão de recursos, na montagem de fluxos dos processos e estrutura organizada e sistematizada, porque o talento nós temos, então falta o que? Faltam as condições ideais para sua formação e desenvolvimento. Melhoremos o entorno, e melhoraremos o todo!!!
[simple-author-box]