A resolução 715/ 2023, do Conselho Nacional de Saúde, que viralizou entre políticos conservadores, vem discutindo ao longo da semana a aplicação de recursos em campanhas, tratamento, liberação de drogas natural, financiamento de procedimentos que envolve do uso de outras drogas até intervenções de gênero. Devido à complexidade do tema e às experiências já vividas, famílias brasileiras temem a potencialização e o aumento do consumo, após a flexibilização das leis.
Há, de fato, riscos e reverter a situação após provocados os danos não passa por caminhos fáceis. Já aprendemos muito com experiências passadas, seja em famílias seja nos órgãos que cuidam da segurança e da saúde. Prudente seria que aprendêssemos agora a desencorajar o consumo para reduzir danos.
Com certeza, antes de sair do campo familiar e ir para o campo da saúde, tudo leva a crer que, caso passe a valer essa resolução em sua integralidade, os efeitos provocados pela liberação certamente passarão pela polícia em face de suas consequências.
O tema deve ser encarado com seriedade extrema! Na perspectiva da saúde, desejamos a todos os políticos, seus familiares e amigos tudo aquilo que eles desejam a todos nós.
[simple-author-box]
Deixe um comentário