Temos vivido nos últimos tempos mudanças intensas no clima, uma onda de calor crescente, chuvas, frio intenso e até ventanias muito fortes na nossa cidade. Muitos cientistas atribuem grande parte disso ao aquecimento global. De fato temos tido uma mudança drástica no clima, ocasionado em grande parte pelo desenvolvimento industrial que nosso país atravessa além do crescimento progressivo da urbanização.
Temos notado um desequilíbrio muito grande nas estações que outrora eram muito bem definidas, mas na atualidade vemos invernos mais quentes ou frios em demasia, verões ainda mais quentes, outono com ventanias com muita velocidade e primavera com calor muito intenso.
As atividades humanas de desenvolvimento econômico e industrial têm contribuído e muito para esse desequilíbrio. Embora vários tratados internacionais sejam assinados fica sempre um questionamento muito forte. Os países que mais cobram defesa do meio ambiente são os mesmos que mais se enriqueceram com o desmatamento e a exploração do meio ambiente em seus territórios.
Fato é que precisamos nos adequar a preservação do meio ambiente. Explorar o meio ambiente e desenvolver nosso país com o cuidado necessário e respeito ao clima. É uma matemática difícil de fazer e uma conta difícil de fechar, mas muito necessária ao bem do nosso país.
Hoje vemos a educação avançar na conscientização do clima e do meio ambiente, mas é necessário mais do que isso. É fundamental que tenhamos políticas públicas efetivas e um sistema de fiscalização e punição muito forte. Assim poderemos evitar grandes tragédias.
Conscientização, educação, legislação, fiscalização e punição efetiva esse é o caminho para deixarmos um mundo melhor para nossos descendentes.
[simple-author-box]
Deixe um comentário