Morreu neste domingo (20/10) o empresário português Alberto Ferreira da Costa, provedor do Real Hospital Português e fundador da construtora Rio Ave, em Recife. Ele tinha 88 anos e deixa a mulher, Maria do Carmo Ferreira de Castro e Costa, e três filhos, Álvaro, Cláudia e Alberto Júnior. A causa da morte não foi divulgada e também não ainda informações sobre velório e enterro.
Nascido em Portugal, em 1936, Alberto veio para o Brasil na década de 1950. Apaixonado pela construção civil, fundou a empresa do ramo imobiliário em 1968 e, poucos anos depois, a batizou em homenagem a um dos rios mais importantes do seu país de origem, Rio Ave.
“Visionário, reconheceu rapidamente o grande potencial do bairro de Boa Viagem, que naquela época era apenas uma simples colônia de pescadores e destino de veraneio. Em 1971, ergueu seu primeiro empreendimento na região, o Edifício Luzitânia, em uma paisagem que antes era predominantemente composta por residências unifamiliares”, diz o texto de apresentação da história da empresa na página oficial na internet.
Hoje, Boa Viagem é um dos endereços mais cobiçados da capital pernambucana, e a Rio Ave se consolidou no mercado. “Empreendedor e visionário, o seu espírito arrojado e sua paixão pela construção civil foram fundamentais para a criação da Rio Ave. Seu Alberto deixa um legado de inspiração, entusiasmo, persistência e coragem, além de uma valiosa contribuição para o desenvolvimento harmonioso e sustentável da cidade que tanto amou”, publicou a empresa em sua conta oficial no Instagram.
O empresário se tornou sócio do Real Hospital Português de Beneficência em 1971 e, cinco anos mais tarde, passou a integrar a Junta Administrativa da Instituição. Desde 1992, ocupava o cargo de provedor, mais alto posto do hospital.
Em nota oficial, o Real Hospital Português se despediu do Seu Alberto, como era conhecido, e rendeu homenagens ao pioneiro. “Neste momento, lembramos com gratidão todos os ensinamentos que ele nos deixou. Ele foi não apenas o coração e a alma deste hospital por mais de três décadas, mas também um exemplo de humildade, dedicação e amor ao próximo”, resumiu a iinstituição.
Veja a íntegra da nota do hospital:
Hoje, o Real Hospital Português se despede do seu grande líder, Alberto Ferreira da Costa, ou “Seu Alberto”, como todos se referem com carinho. Neste momento, lembramos com gratidão todos os ensinamentos que ele nos deixou.
Ele foi não apenas o coração e a alma deste hospital por mais de 3 décadas, mas também um exemplo de humildade, dedicação e amor ao próximo. Seu Alberto sempre dizia que o sucesso do RHP não estava nas paredes que construiu, mas nas pessoas que ele ajudou a cuidar. Seu legado de compaixão e humanidade continuará inspirando a todos nós.
Com carinho e respeito, nos unimos a sua família neste momento de luto. Honraremos sua história, garantindo que o Real Hospital Português continue protagonizando o desenvolvimento da saúde pernambucana.
Veja a íntegra da nota da construtora Rio Ave:
É com grande respeito que a Construtora Rio Ave comunica o falecimento de seu fundador, Alberto Ferreira da Costa.
Empreendedor e visionário, o seu espírito arrojado e sua paixão pela construção civil foram fundamentais para a criação da Rio Ave.
Seu Alberto deixa um legado de inspiração, entusiasmo, persistência e coragem, além de uma valiosa contribuição para o desenvolvimento harmonioso e sustentável da cidade que tanto amou.
Sua memória continuará a nos guiar.
Com informações do Diário de Pernambuco
Deixe um comentário