Home Geral Morre Luiz Carlos Secco, nome histórico do jornalismo automotivo
Geral

Morre Luiz Carlos Secco, nome histórico do jornalismo automotivo

Nome histórico do jornalismo automotivo brasileiro, Luiz Carlos Secco morreu nesta quinta-feira (30), aos 90 anos. Ele teve morte cerebral decretada em consequência de ferimentos na cabeça após cair em casa, em São Paulo, nesta quarta-feira (29).

Conhecido como Seccão pelos amigos, o jornalista abandonou o serviço público em 1961 para ser repórter em O Estado de S.Paulo. No início, foi designado para a editoria de esporte, mas disse que não queria mais cobrir mais futebol por considerar os jogos chatos.

Com a criação do Jornal da Tarde, em 1966, passou para o diário também do Grupo Estado.

Foi deslocado para o setor automotivo, onde construiria carreira que teria, entre os furos jornalísticos, as imagens da Brasília, o primeiro carro desenvolvido no país, e a criação da Copersucar, a equipe brasileira de F-1 liderada pela família Fittipaldi.

Ele depois escreveria para a revista Autoesporte, da Editora Globo, até ser contratado para a área de comunicação da Ford, em 1974.

Após se aposentar e deixar a montadora, montou sua própria agência de comunicação.

“[O jovem jornalista no setor automotivo] Precisa gostar e se especializar. Não pode mais ser como eu fui, superficial. Precisa conhecer e gostar para que possa falar com propriedade. Tem que ler, saber para que serve um motor, uma embreagem, como funciona, tem que conhecer estilo. Precisa atualizar-se internacionalmente também, não pode ficar só na nossa indústria. E o mais importante: ser humilde e não achar que sabe tudo, pois sempre há o que aprender”, disse ele, em entrevista para a newsletter Jornalistas & Cia, em abril de 2013.

Sua última aparição pública foi em dezembro do ano passado, quando recebeu uma placa do site Autoinforme, especializado em notícias automotivas, em reconhecimento à sua carreira.

Secco era casado com Maria Setella e deixa cinco filhos: os jornalistas José Carlos, Raquel e Luiz Fernando, o engenheiro Luís Roberto e a médica Fernanda.

source

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Chefe do Pentágono vai visitar o Panamá em abril em meio a crise

O secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, vai visitar o Panamá em...

Zelenskiy diz que Europa precisa estar presente nas negociações sobre fim da guerra

(Reuters) – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse em uma entrevista transmitida...

Gestão Tarcísio descumpriu meta de limpeza do rio Tietê em 2024

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) descumpriu a meta de limpeza do...

A representação local e o vereador como ?microexecutor?

A crise da representação tem marcado a política em escala global desde...