Home Capixaba Ministério autoriza uso de Força Penal Nacional para treinamento em RO
CapixabaGeral

Ministério autoriza uso de Força Penal Nacional para treinamento em RO

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta quarta-feira (17/1), autorizou o uso da Força Penal Nacional, em caráter episódico e planejado, para treinamento e sobreaviso na Penitenciária Federal em Porto Velho, Rondônia.

O treinamentos vão ocorrer por 180 dias, no período de 21 de janeiro a 18 de julho de 2024, e serão coordenados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A Penitenciária Federal em Porto Velho abriga criminosos considerados perigosos, como os chefes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC), maior organização criminosa do país.

O número de profissionais a ser disponibilizado pela pasta obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação.

A Força Penal Nacional foi criada no ano passado e tem o objetivo de atuar em crises no sistema prisional, promovendo a cooperação entre diferentes esferas de governo e agências para alcançar melhorias substanciais na segurança pública e nas condições carcerárias.

“A Força Penal Nacional é mais do que uma parceria, é a união de esforços para enfrentar os desafios que o nosso sistema penitenciário enfrenta. Estamos comprometidos com a execução de atividades cruciais para garantir a incomunicabilidade de pessoas e a proteção de nosso patrimônio. Ao firmarmos a renovação dessa Força, reconhecemos a importância da colaboração entre as esferas governamentais. Estamos planejando ações estratégicas e integradas, visando a abordagem abrangente para preservar a ordem pública e promover os direitos humanos”,  pontuou o secretário Nacional de Políticas Penais (Senappen), Rafael Velasco. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Deputados batem recorde de reembolso para abastecer jatinhos particulares em 2024

Os deputados federais bateram recorde de reembolso neste ano para abastecer jatinhos...

Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT

No começo do mês, pesquisa da Quaest com 105 agentes do mercado...

Senado aprova limitação do salário mínimo e do BPC e encaminha para sanção de Lula

Das medidas que faltavam ser analisadas, os senadores aprovaram a limitação do...

O caos se instalou, Lula finge não ter culpa e o Congresso se omite

O Banco Central oferece bilhões de dólares mas o câmbio segue nas...