A exploração dos minérios é uma atividade essencial para a economia do estado e do país, contribuindo para a geração de empregos e renda. No entanto, é fundamental que seja feita de forma responsável e respeitando todas as normas ambientais.
Infelizmente, no passado, houve uma exploração desenfreada dos recursos naturais não só aqui em Minas, mas no Brasil e em outros países, causando danos significativos ao meio ambiente. Especialistas afirmam que alguns desses danos podem ser irreversíveis, trazendo consequências nefastas para a sobrevivência dos seres humanos na terra.
No entanto, culpar exclusivamente a mineração pela situação atual seria no mínimo ingênuo. O setor agropecuário também exerce grande impacto no meio ambiente, muitas vezes pelo desmatamento, uso excessivo de recursos naturais e contaminação do solo e da água, sem contar a emissão do gaz carbônico pelos animais afetando a camada de ozônio.
Segundo a ONU a população ideal seria 1,3 bilhões de pessoas. Atualmente superamos a marca dos 8 bilhões tornando o Agro fundamental para a nossa sobrevivência.
Portanto, é necessário reconhecer que tanto a mineração quanto o agronegócio precisam se adequar a práticas mais sustentáveis. É preciso investir em tecnologias mais limpas, adotar critérios rigorosos, com o objetivo de preservar o meio ambiente, desde que não inviabilize investimentos no setor por excessos e por morosidade na liberação das licenças.
A hipocrisia de apontar apenas um setor como o vilão da degradação ambiental deve ser deixada de lado. Devemos compartilhar a realidade e buscar soluções conjuntas para preservar o meio ambiente, garantindo o desenvolvimento sustentável de Minas Gerais do Brasil e do demais estados que compõem o o planeta Terra.
[simple-author-box]
Deixe um comentário