Minas Gerais tem recorde de presos inscritos para Encceja PPL

PUBLICIDADE

Mais de 13 mil presos e quase 300 adolescentes sob medida socioeducativa participaram da avaliação em busca dos certificados de conclusão do primeiro e segundo graus escolares

Mais de 13 mil presos do sistema prisional mineiro concluíram, na semana passada, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) 2025. A prova, elaborada e coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep), em parceria com as secretarias estaduais de Educação, concede anualmente, por meio de uma avaliação de dois dias, a emissão de certificado de conclusão dos ensinos fundamental e médio a detentos que não concluíram as atividades escolares na idade regular.

Em 2025, o Encceja PPL aconteceu nos dias 23 e 24 de setembro, com um recorde histórico de inscritos das unidades prisionais e centros socioeducativos de Minas Gerais. No total 13.201 presos e 297 adolescentes sob medida socioeducativa participaram dos dois dias de avaliação, em busca dos certificados de conclusão do primeiro e segundo graus escolares.

Segundo a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), houve um crescimento expressivo nas inscrições entre 2020 e 2025, saltando de 9.747 para 13.201 participantes, representando um aumento superior a 35,44%. Nesse intervalo de tempo, a taxa de aprovação no Encceja PPL subiu de 16,27% para 25,74%.

Como ressalta diretora de Ensino e Profissionalização do Depen-MG, Mírian Célia dos Santos, as expectativas para as provas de 2025 são bastante positivas. “Nos últimos anos, tivemos crescimento consistente tanto no número de inscritos quanto nos índices de aprovação. O objetivo é seguir ampliando as oportunidades educacionais e fortalecendo o impacto social da formação”, destacou.


source

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima