Ao contrário dos anos anteriores, o período chuvoso 2023/2024 apresenta um menor número de ocorrências, segundo a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais (Compdec-MG). Apesar disso, as chuvas continuam impactando comunidades, resultando em 1.012 desalojados, 171 desabrigados e seis óbitos, sendo três em Paracatu, e um em Cássia, Pedralva, e Viçosa.
Atualmente, 37 cidades de Minas Gerais declararam situações de anormalidade relacionadas às chuvas. A Defesa Civil alerta para a instabilidade do tempo em todo o estado devido à atuação de uma área de baixa pressão, prevendo chuvas volumosas nas faixas Norte e Leste até o fim de semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em várias cidades mineiras, incluindo o Médio Piracicaba e a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Esse alerta é válido até as 10 horas de quinta-feira (20), com possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/h, ventos intensos e riscos diversos.
A Defesa Civil de Itabira também emitiu alerta de temporais, com risco moderado de deslizamento de terra, válido até domingo (28). Cidades como Conceição dos Ouros, Ponto Chique, Taquaraçu de Minas e outras estão na lista de locais monitorados.
Confira a seguir a lista completa dos municípios em situação de anormalidade:
- Conceição dos Ouros
- Ponto Chique
- Taquaraçu de Minas
- Arantina
- Diamantina
- Formoso
- Rosário da Limeira
- Santo Antônio do Amparo
- Santana do Jacaré
- Monte Sião
- Pitangui
- Divino
- Nova Era
- Três Corações
- Rio Preto
- Guanhães
- Cana Verde
- Pirapetinga
- São José do Divino
- Itabirinha
- Rio Pardo de Minas
- Jampruca
- Wesceslau Braz
- Capinópolis
- Mendes Pimentel
- Paracatu
- Engenheiro Caldas
- Novo Oriente de Minas
- Serranópolis de Minas
- Campanário
- Presidente Olegário
- Fervedouro
- São Domingos do Prata
- Desterro do Melo
- Arinos
- Recreio
- Nova Belém
Deixe um comentário