Em se tratando de esporte de alta performance essa é uma frase que deve ser muito bem observada. Bill McCartney, treinador de futebol americano, certa vez disse que: “a preparação mental é quatro vezes mais eficaz do que a preparação física.”
Essa é uma verdade muitas vezes não observada, porém tão importante quanto trabalhar características físicas, técnicas, táticas e cognitivas, é a preparação emocional e psicológica durante toda a vida esportiva. Não são raros os casos de atletas de talento que abandonaram o esporte, ou equipes que perderam campeonatos pela falta da preparação mental.
A preparação mental tem que ser um elemento integrado ao treinamento do atleta, independentemente da modalidade esportiva, pois ao longo da caminhada será necessário conviver com as derrotas e obstáculos, e persistir com determinação e empenho até se alcançar o sonho. O erro e a derrota têm que ser fatores de aprendizado e evolução em busca do sucesso, Michel Jordan disse:
“Eu errei mais de 9.000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 oportunidades, confiaram em mim para fazer o arremesso da vitória e eu errei. Eu falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E é por isso que tenho sucesso.”
Porém, para tal consciência é necessário ter a mente treinada e preparada, tanto quanto às demais valências e habilidades. Por isso nada mais verdadeiro que a frase mente sã, corpo são. Cuidem da mente e as vitórias virão.
[simple-author-box]