Home Colunista Liberte, egalité et fraternité
Colunista

Liberte, egalité et fraternité

O indivíduo surge como uma unidade de referência fundamental, tanto para si como para a sociedade. O estado de direito de opinar e agir, contando que as suas ações não firam as proibições oficiais. No entanto, ele estará submetido às proibições oficiosas que se lhe impõe o meio a que pertence. Existe um amplo acordo entre os sociólogos para admitir uma ligação de causa e efeito entre a complexidade das sociedades e o desenvolvimento do individualismo.
Quando se fala de desigualdades, Rousseau formulou as questões essenciais, resumindo em três proposições fundamentais: as desigualdades resultam essencialmente de mecanismo de mercado cuja natureza varia de uma sociedade para outra, mas que estão presentes em toda sociedade; as desigualdades tendem a acumular-se; se quiser que o contrato social seja viável, a autoridade pública deve fazer de tal modo, que “os ricos não sejam muito ricos e os pobres muito pobres” mas, ao mesmo tempo, não deve ter ilusões quanto aos limites das políticas de igualdade (cf.verbete Rousseau).
Contra a exploração do fraco e o desprezo da lei, surge a necessidade de as nações apresentarem uma proposta em que seja respeitado o mínimo para o cidadão. Isso se traduz no âmbito de proteção e limites dos direitos fundamentais, na solução dos conflitos de direitos que surge das relações entre os indivíduos, à comunidade a que pertence e o Estado. Embora haja regras que proíbem ou permitem algo em termos definitivos, os princípios exigem a realização de algo da melhor forma possível. De acordo com as possibilidades jurídicas, impõe-se a otimização de um direito ou de um bem jurídico, tendo em conta a reserva do possível. A norma universal garante que todos têm direitos a liberdade e à segurança, garantido um direito subjetivo de posições e relações individuais. A proteção à vida, o domicílio, a religião, a criação artística.
A ideologia revolucionária francesa pela tríade “liberte, egalité et fraternité”, demonstra que somos uma comunidade de pessoas que se respeitam como livres e iguais para sermos fraternos.

[simple-author-box]

Artigos relacionados

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH Transfácil...

EXAGEROS DE NATAL

Durante as festividades de fim de ano, como confraternizações e ceias de...

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Somos agora o que de melhor podemos ser. O estado de natureza...