Home Capixaba Justiça condena plano de saúde por mulher tratar câncer inexistente
CapixabaGeral

Justiça condena plano de saúde por mulher tratar câncer inexistente

Uma mulher de 54 anos foi diagnosticada com câncer de mama e precisou fazer uma mastectomia (retirada dos seios), em junho de 2010. Meses depois, um exame mostrou o surgimento de metástase óssea e ela passou a fazer quimioterapia. Porém, em 2017, um novo plano de saúde notou que o diagnóstico foi um erro médico e o câncer não passou para os ossos. A Justiça de São Paulo então condenou o primeiro plano, a Amico Saúde, empresa médica de São Bernardo do Campo, a pagar R$ 200 mil de indenização a paciente.

A mulher mudou de plano de saúde em 2014 e continuou o tratamento com algumas adaptações. A nova equipe médica suspeitou do diagnóstico em 2017 e solicitou um PetScan (exame de imagem com mais precisão). Foi então confirmado que ela nunca teve metástase óssea. No ano seguinte, por precaução, o exame foi refeito e o resultado foi mantido.

Além disso, um exame feito em 2010, quando a mulher foi erroneamente diagnosticada com câncer apontou o contrário: “Baixa probabilidade de acometimento ósseo secundário à doença de base.”

“A metástase óssea foi anotada em determinado momento no prontuário e seguiu assim por anos, por inércia e erro dos médicos que atenderam a autora. Não se sabe se por negligência pura ou como medida de economizar na realização de novos exames”, diz na sentença o desembargador Edson Luiz de Queiroz, que não entendeu como se passaram tantos anos de tratamento errado.

A sentença ainda comenta sobre como a vida da paciente mudou. “Teve o curso de sua vida alterado em razão de doença gravíssima que não existia. Não se pode medir a dor a qual a requerente foi submetida”.

O Correio tentou contato com a Amico Saúde mas não obteve resposta. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Deputados batem recorde de reembolso para abastecer jatinhos particulares em 2024

Os deputados federais bateram recorde de reembolso neste ano para abastecer jatinhos...

Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT

No começo do mês, pesquisa da Quaest com 105 agentes do mercado...

Senado aprova limitação do salário mínimo e do BPC e encaminha para sanção de Lula

Das medidas que faltavam ser analisadas, os senadores aprovaram a limitação do...

O caos se instalou, Lula finge não ter culpa e o Congresso se omite

O Banco Central oferece bilhões de dólares mas o câmbio segue nas...