Em casos como esses, o órgão aconselha monitorar mudanças no clima e nos alertas emitidos
O Instituto de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo para Viçosa e a microrregião. Por mais que não estejam previstas chuvas para os próximos dias, o Inmet chama a atenção para a possibilidade de precipitação, após estiagem na região, que tem sofrido com o período de seca crítica.
Segundo o instituto, esses avisos são classificados por cores, conforme o grau de perigo: o alerta amarelo, emitido para Viçosa, indica perigo potencial, com previsão de chuva moderada e baixo risco de danos. Já o alerta laranja aponta perigo, com possibilidade de chuva forte, acumulado elevado e risco moderado de alagamentos, deslizamentos e ventos intensos. Por fim, há o alerta vermelho, que sinaliza grande perigo, com chuva muito intensa e persistente, alto risco de estragos e ameaças à vida.
Nesta semana, a temperatura em Viçosa deve variar entre 15ºC e 29°C, com umidade mínima entre 30% e 90%. Em casos de alerta amarelo, o Inmet aconselha estar informado sobre as condições meteorológicas previstas, monitorando as mudanças no clima e nos alertas emitidos.