Suspeito fazia parte de grupo que usava nomes de ex-jogadores, empresários, e representantes de times nacionais e internacionais para atrair interessados
Um homem foi preso semana passada, em Ubá, durante a Operação Cartão Vermelho, que investiga fraudes relacionadas a falsas peneiras de futebol divulgadas em sites por todo o país. A ação foi realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber), em apoio ao Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com suporte da Polícia Militar de Minas Gerais.
Segundo o MPSC, a operação tem alcance nacional e busca desarticular esquemas de fraude que atraíam jovens e suas famílias com promessas de testes em clubes de futebol, mediante pagamento de taxas ou fornecimento de dados pessoais. Além da prisão em Ubá, foram cumpridos outros mandados em diferentes estados, em um trabalho conjunto que envolveu forças de segurança e núcleos de combate ao crime cibernético.
O grupo usava nomes de ex-jogadores, empresários, olheiros de times do Campeonato Brasileiro séries A e B, além de representantes de equipes do cenário internacional para atrair interessados e cobrar taxa nos eventos, que nunca eram realizados.
A Operação Cartão Vermelho segue em andamento e, de acordo com os órgãos de investigação, novas etapas devem ocorrer para identificar e responsabilizar os envolvidos na rede de fraudes.