O ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, anunciou nesta segunda-feira (26/8) que 367 mil famílias gaúchas já receberam o Auxílio Reconstrução. A declaração foi feita durante uma entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha.
O Auxílio Reconstrução, no valor de R$ 5,1 mil, é uma iniciativa do governo federal para ajudar as famílias afetadas pelas enchentes a recuperarem seus bens perdidos. O benefício é pago em parcela única e visa atender um total de 375 mil famílias, totalizando um investimento de R$ 1,9 bilhão.
Pimenta destacou que o processo de análise dos cadastros está sendo realizado em parceria com as prefeituras locais. “Estamos falando de um sistema, e o sistema não identifica coisas como várias famílias no mesmo endereço”, afirmou o ministro. Ele também mencionou que muitas famílias ainda estão em análise, especialmente nas áreas de interior, onde há dificuldades no sistema de cadastramento.
Além do auxílio às famílias, o ministro mencionou que 29 mil empresas já acessaram o Pronampe Solidário, um programa de apoio emergencial às micro e pequenas empresas afetadas pelas enchentes. O programa oferece uma subvenção de 40% nas operações de crédito, aliviando a carga financeira das empresas impactadas.
O Auxílio Reconstrução é operacionalizado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e pago pela Caixa Econômica Federal. As prefeituras dos municípios afetados são responsáveis por cadastrar as famílias no sistema e, após a confirmação dos dados, o valor é depositado diretamente na conta dos beneficiários.
*Estagiário sob a supervisão de Pedro Grigori
Saiba Mais
- Brasil Jovem abusada pelo pai e com sequelas da covid-19 luta para se recuperar
- Brasil Pai dança com filha de 5 anos na escola e conquista os internautas
- Brasil Como se proteger da poluição do ar causada pelas queimadas
- Brasil Preso em flagrante por incêndio em SP, homem diz ter agido em nome do PCC
- Brasil Homem mata a mulher na frente de filha de 4 anos e posta no WhatsApp
- Brasil Observatório do Clima propõe corte de 92% das emissões de gases até 2035
Deixe um comentário