Parentes e amigos do sociólogo e filósofo Danilo Santos de Miranda (1943-2023) decidiram se unir em torno de um projeto para preservar e difundir o legado do sociólogo e filósofo, que por 40 anos dirigiu o Sesc São Paulo e era considerado o principal gestor cultural do Brasil.
O resultado é o Instituto Danilo Santos de Miranda (IDM), que será lançado oficialmente no próximo dia 3 de dezembro, em evento no Theatro Municipal de São Paulo.
“Neste início, o nosso objetivo é promover essa visão humanista dele por meio de apoio a projetos educativos, culturais e socioculturais que possam contribuir para uma sociedade mais consciente, humana, inclusiva e diversificada, que eram as premissas do trabalho dele”, diz a gestora cultural Talita Miranda, filha de Danilo e diretora-geral do instituto.
A ideia da organização surgiu, ainda de forma bem embrionária, logo após a morte do sociólogo, no fim do ano passado, quando ela ao lado da mãe, Cleo Regina, e da irmã, Camila, começou a organizar o acervo de Miranda.
Depois dessas conversas mais íntimas, a iniciativa começou a ganhar corpo e passou a receber o apoio de amigos.
Após o evento de lançamento, a proposta é angariar novos parceiros para financiar os planos da organização.
Uma das primeiras ações do instituto será a criação de uma plataforma digital para a preservação da memória de Danilo Miranda, com documentos, entrevistas, vídeos e discursos que o sociólogo fez ao longo da vida.
A organização promoverá também cursos, workshops e seminários com foco em gestão cultural, sempre a partir das premissas do trabalho desenvolvido pelo sociólogo.
CONVÊNIOS
O presidente da Abramge (Associação Brasileira dos Planos de Saúde), Gustavo Ribeiro, recebeu convidados na abertura do 28º congresso da entidade, na quinta-feira (21). O evento ocorreu no pavilhão da Bienal, em São Paulo, e contou com a presença do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e dos ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, o cardiologista Roberto Kalil, a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, a atriz Deborah Secco, a médica cardiologista Ludhmila Hajjar e o presidente da Amil, José Seripieri Filho, marcaram presença.
com JOELMIR TAVARES, KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
Deixe um comentário