Poucos dias depois, enquanto as condenações se multiplicavam na Espanha e internacionalmente, Rubiales declarou desafiadoramente em uma assembleia geral extraordinária da federação que não renunciaria e se disse vítima de um “falso feminismo”.
Ofendida com as declarações, Hermoso abandonou o silêncio e declarou em um comunicado que foi “vítima de um ataque, um ato impulsivo, sexista, fora de lugar e sem nenhum tipo de consentimento” de sua parte.
– “Comecei a chorar” –
“Comecei a chorar” depois do beijo, disse Hermoso em um documentário exibido na Netflix, intitulado ‘Acabou’, que mostra a raiva das jogadoras pelo fato de a vitória na Copa do Mundo ter sido ofuscada pelo escândalo.
Rubiales, que também está sob investigação judicial por suposta corrupção e contratos irregulares enquanto esteve à frente da RFEF entre 2018 e 2023, cedeu à pressão e renunciou em 10 de setembro de 2023.
Esse caso mostrou que mesmo “nos espaços mais públicos, com mais olhos observando (…) a violência em diferentes graus pode ser perpetrada precisamente pela incapacidade de certos homens de perceber que estão exercendo violência”, diz Isabel Valdés, jornalista responsável por questões de gênero no jornal El País.
Deixe um comentário