Home Colunista EVOLUÇÃO E ERROS DOS TEMPOS
Colunista

EVOLUÇÃO E ERROS DOS TEMPOS

Em 09 de novembro de 1938 aconteceu a terrível Noite dos Cristais, um evento que envergonha a espécie humana. O desrespeito e o ódio expelido ali se materializaram em milhões de vidros quebrados e mortes nas ruas da Alemanha. Os vidros eram dos prédios, lojas e sinagogas daquele país. Quase uma centena de judeus perderam suas vidas nesta noite e dezenas de milhares foram então levados aos campos de concentração. Há 85 anos a humanidade presenciou esse crime de ódio praticado contra os judeus.

E ainda nos tempos atuais presenciamos o crime de xenofobia sendo praticado no mundo e no nosso país. Engana-se quem pensa que somente os afros descendentes sofrem o racismo ou xenofobia embora esses sejam os mais vitimados, com mais frequência e intensidade esse crime.

No Brasil isso ocorre com uma desinteligência ímpar. Afinal o país que é formado por povos originários, africanos, portugueses, espanhóis, italianos, japoneses, holandeses, alemães e por tantos outros povos jamais poderia ter esse comportamento desprezível que é o crime de ódio contra descendentes de estrangeiros.

Esse problema social, embora combatido, ainda resiste na sociedade e infelizmente dentro de escolas onde crianças ainda agridem outras crianças por serem de etnias diferentes da do agressor. O que choca é que esse comportamento chega às escolas trazido de dentro das casas. A xenofobia e o racismo ainda resistem dentro dos lares…

A legislação proíbe de forma explícita e imputa penas aos infratores/criminosos, mas na prática não vemos a aplicabilidade da lei frente ao número de ocorrências. Essa não aplicabilidade envolve vários fatores, desde o desconhecimento da lei pelos vitimados, a disparidade do poder econômico do agressor com relação ao agredido até a conivência do poder público pelo costume, preconceito e racismo estrutural que a sociedade carrega.

Fato é que esse assunto não pode ser esfriado, ele deve estar em pauta ininterruptamente, pois, ao tratarmos a eliminação desse mal social cuidamos da sociabilidade e da civilidade das pessoas.

Um país civilizado cresce se ordena e progride. Humanidade é disso que precisamos.

[simple-author-box]

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH

Um MOVE com novo visual toma conta das ruas de BH Transfácil...

EXAGEROS DE NATAL

Durante as festividades de fim de ano, como confraternizações e ceias de...

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

Somos agora o que de melhor podemos ser. O estado de natureza...