Estudantes de Viçosa participam da etapa estadual do Parlamento Jovem em Belo Horizonte

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Mais de 20 estudantes do Ensino Médio de Viçosa estiveram na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para acompanhar a Plenária Estadual do Parlamento Jovem, realizada entre os dias 17 e 18 de setembro, em Belo Horizonte. O encontro reuniu cerca de 150 jovens de 149 municípios mineiros, que discutiram e aprovaram 12 propostas prioritárias sobre o tema “Juventude e Direitos Culturais”.

A atividade marcou a 21ª edição do programa, desenvolvido pela ALMG em parceria com câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. Considerado uma das maiores iniciativas de participação legislativa jovem do país, o projeto busca aproximar estudantes da organização dos Poderes e incentivar a participação popular.

O aluno Raul de Freitas Teixeira, da Escola Estadual Dr. Raimundo Alves Torres, destacou a experiência como uma oportunidade de aprendizado sobre colaboração e diálogo  “Adorei participar, foi uma experiência incrível poder estar ali, discutindo ideias com estudantes de todo o estado. […] Aprendi muito sobre colaboração, diálogo e como transformar sugestões em ações concretas. É motivador perceber que nossa voz realmente pode influenciar decisões”, explicou

Na programação, os jovens participaram de grupos de trabalho, debates e votações em plenária. As propostas priorizadas incluem a criação de centros culturais comunitários administrados por jovens, a reativação de espaços públicos para fins culturais, o fomento a programas de incentivo à cultura jovem em praças e a realização de festivais culturais regionais.

Outros pontos aprovados foram a destinação de parte dos recursos do Fundo Estadual de Cultura a projetos juvenis, a reserva de vagas para jovens nos conselhos de cultura, a valorização da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas e a oferta de espaços de expressão para jovens neurodivergentes ou em situação de vulnerabilidade.

Para a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo de Viçosa, Patrícia Gomes, a participação contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de argumentação dos estudantes.


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