Home Geral Em 2025, os olhos do mundo continuarão voltados para Brasil, diz Lula em mensagem ao Congresso
Geral

Em 2025, os olhos do mundo continuarão voltados para Brasil, diz Lula em mensagem ao Congresso

O governo do presidente da República também afirmou na mensagem ao Congresso que a redução da inflação deve continuar em 2025, amparada pelo desempenho mais positivo esperado para a safra de grãos, as tarifas de energia elétrica e os combustíveis. Em 2026, a expectativa é que a inflação fique próxima ao centro da meta de 3%.

“Em 2025, a redução da inflação deverá continuar, amparada pelo desempenho mais positivo esperado para a safra de grãos, as tarifas de energia elétrica e os combustíveis. O aumento no diferencial de juros do Brasil com outras economias deve auxiliar na dinâmica cambial, também contribuindo positivamente para desaceleração dos preços”, diz o governo. “Até meados de 2026, horizonte relevante da política monetária, a expectativa é que a inflação volte a se situar próxima ao centro da meta de 3%. Nesse sentido, vale notar o papel da nova sistemática de meta de inflação, que passa a permitir a ancoragem das expectativas também no longo prazo, ao estabelecer meta contínua de 3% para a inflação no acumulado em 12 meses”, acrescenta.

O trecho consta na parte do documento “Compromissos Com o Crescimento Econômico”.

De acordo com o governo, as políticas implementadas pela gestão seguem gerando impactos positivos e impulsionando a geração de trabalho e renda em todo o Brasil. Ao citar índices econômicos, a mensagem diz que o “governo federal acredita firmemente na criação de um ambiente que impulsione a inovação, o desenvolvimento de competências e a sustentabilidade”. “Espera-se, para 2025, uma trajetória de redução contínua do desemprego, expansão da formalização e inclusão de novos segmentos no mercado de trabalho, abrindo caminho para um Brasil mais justo, inclusivo e produtivo”, complementa.

Responsabilidade fiscal

Lula destacou na mensagem que a gestão federal este ano continuará pautada pelo compromisso com o equilíbrio fiscal. Ele destacou a economia de R$ 70 bilhões em 2025 e 2026 prometida pelo pacote de ajuste fiscal aprovado em 2024 pelo Congresso Nacional.


source

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Haddad entrega 25 prioridades da área econômica do governo para Hugo Motta

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregou ao novo presidente da Câmara...

Chefe do Pentágono vai visitar o Panamá em abril em meio a crise

O secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, vai visitar o Panamá em...

Zelenskiy diz que Europa precisa estar presente nas negociações sobre fim da guerra

(Reuters) – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse em uma entrevista transmitida...

Gestão Tarcísio descumpriu meta de limpeza do rio Tietê em 2024

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) descumpriu a meta de limpeza do...