Muitas vezes a educação é vista como uma responsabilidade de exclusividade do Estado. Esse pensamento pode ser simples, mas não simplista. Antes, porém é necessário definir o que é educação. Definir bem esse conceito é fundamental. A educação tem por finalidade o desenvolvimento social do ser humano, das suas habilidades e competências.
Portanto quando entendemos a educação como algo amplo de desenvolvimento social, no sentido de viver em sociedade nos seus mais diversos papéis, passamos e enxergar que essa responsabilidade não é somente do Estado e sim em conjunta com toda sociedade.
Academicamente o Estado tem obrigação de oferecer conhecimento, promover o desenvolvimento de competências e habilidades. Formar pessoas com condições de desenvolverem a sociedade, de serem competitivas e de terem igualdade nas oportunidades de emprego e trabalho. Essa responsabilidade de oferecer conhecimento de qualidade é do Estado.
Mas educação é mais que conhecimento acadêmico, trata-se também de desenvolvimento social, viver em sociedade, respeitando regras, normas e leis. Quem forma as pessoas para essa habilidade comportamental? O respeito às regras sociais são inseridas na sociedade através de valores. Quem insere valores na sociedade? O núcleo social mais potente: A família.
Neste diapasão Estado e a Sociedade caminham juntos. Sem respeito às leis e sem educação a sociedade continua em inerte e refém de pequenos grupos que têm acesso ao conhecimento de qualidade de forma ampla.
Logo temos um árduo trabalho de fortalecer a estrutura familiar para que as pessoas possam viver e transmitir valores que em conjunto com educação acadêmica de qualidade transformem a sociedade.
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