Doutoranda da UFV representa o Brasil em evento sobre Olimpíadas na Grécia

PUBLICIDADE

Participantes do seminário têm aulas ministradas por professores de instituições internacionais renomadas, além de visitas a sítios arqueológicos, museus e centros históricos

A doutoranda Clarisse Silva Caetano, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), é a única brasileira participante da 32a edição do “International Seminar on Olympic Studies for Postgraduate Students”, que está sendo realizado em Atenas (Grécia). Trata-se de um programa internacional de ensino, exclusivo para pós-graduandos, que atrai um corpo multicultural de alunos de mestrado e doutorado que desejam enriquecer seus conhecimentos sobre assuntos olímpicos e esportivos. O objetivo geral do Seminário é criar uma rede de jovens cientistas na área do Esporte e Olimpismo que, mais tarde, se tornarão membros dos comitês olímpicos de seus países ou universidades.

As atividades da doutoranda em Atenas começaram no último dia 19 e terminarão em 11 de outubro. Clarisse concluiu sua graduação e mestrado na UFV, e agora representa o Brasil no evento promovido pela Academia Olímpica Internacional. Ela é membro do Laboratório de Estudos Olímpicos e Socioculturais dos Esportes (Leos) da UFV. Sua seleção envolveu um processo competitivo, que incluiu a apresentação de currículo, projeto de pesquisa e carta de intenção, com a candidatura sendo endossada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Para viabilizar a sua ida, a Clarisse concorreu com estudantes de todo o mundo e foi contemplada com o apoio concedido pelo Olympic Studies and Research Centres, do Comitê Olímpico Internacional, a membros de grupos de estudos reconhecidos, como o Leos. O Programa de Pós-graduação em Educação Física assegurou o apoio necessário para que ela pudesse viajar e usufruir da jornada na Grécia. 

A estudante de Viçosa está compartilhando essa vivência com pós-graduandos de países de todos os continentes. Durante o seminário, os participantes têm aulas ministradas por professores de instituições renomadas dos Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e outros países, além de visitas a sítios arqueológicos, museus e centros históricos em diversas cidades gregas, culminando na estada na antiga Olímpia — berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade.

Clarisse Caetano apresentará parte de sua pesquisa de tese com o trabalho Brazilian Media Coverage, Olympians, Rule 50.2 and Activism, orientada pela professora Fernanda Karina dos Santos e coorientada pela professora Doiara Silva dos Santos, ambas do Departamento de Educação Física da UFV. De acordo com Doiara, a participação da estudante no Seminário reforça o compromisso da Universidade com a internacionalização da pesquisa e a formação de profissionais com atuação global.

Fonte: UFV


source

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima