Lembrar dos nossos entes queridos que não mais fazem parte do nosso convívio em razão de seu falecimento é algo comum em muitas civilizações. Neste dois de novembro é propício externar um pouco dos sentimentos para aqueles que nós amamos e que não estão mais em nossas companhias.
No Japão da mesma forma que no Brasil há o costume de visitar os túmulos no dia de finados, porém, no Japão a data é de 14 a 15 de julho. As pessoas lavam os jazigos, o decoram com flores e acendem um feixe de incenso. Depois eles festejam o Bom Odori com danças folclóricas japonesas. O sentido dessa celebração é relembrar os antepassados e orar pela felicidade de suas almas.
É muito importante de uma maneira geral reverenciarmos os nossos antepassados afinal o mundo que vivemos com todas as melhorias e coisas ainda a melhorar foram eles que construíram com o propósito de deixar um mundo melhor para seus descendentes.
Para, além disso, há algo muito mais poderoso que fundamenta nossa existência que é a própria vida esse bem maior que nossos antepassados deixaram a cada um de nós.
Por isso mesmo o sentimento de celebração aos que se foram nunca deve ser de tristeza, pois, o que entristece são coisas ruins e o que alegra são coisas boas.
Pessoas ruins deixam tristeza por elas mesmas, mas pessoas boas deixam saudades. Tenhamos saudade e alegria para que possamos viver a vida de forma melhor e mais feliz.
[simple-author-box]