Home Geral Dia D de Multivacinação: municípios da macro Jequitinhonha se mobilizam com estratégias diversificadas
Geral

Dia D de Multivacinação: municípios da macro Jequitinhonha se mobilizam com estratégias diversificadas

A Campanha Estadual de Multivacinação – Vacina Mais Minas Gerais, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), intensifica suas ações no próximo sábado, dia 23/11, com o dia D de Multivacinação. A iniciativa tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e garantir a atualização do cartão de vacinas de todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Diversos municípios de Minas Gerais se unirão ao esforço, adotando estratégias variadas, como a busca ativa e a vacinação extramuro, que leva a imunização para além das unidades de saúde, com ações na zona urbana e rural.

Na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina, 27 dos 31 municípios aderiram ao Dia D, entre eles: Araçuaí, Aricanduva, Berilo, Capelinha, Carbonita, Chapada do Norte, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Congonhas do Norte, Coronel Murta, Couto de Magalhães de Minas, Diamantina, Felício dos Santos, Francisco Badaró, Gouveia, Itamarandiba, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Minas Novas, Presidente Kubitschek, Senador Modestino Gonçalves, Serra Azul de Minas, Virgem da Lapa, Serro e Alvorada de Minas.

22.11.2024-Campanha de Vacinação-Divulgação Prefeitura Municipal de Minas Novas

Carolina Di Pietro Carvalho, referência técnica da Imunização da SRS Diamantina ressalta que todos os municípios da regional estão engajados na Campanha Estadual de Multivacinação, que teve início no dia 4 e segue até o dia 29 de novembro. “As ações do Dia D representam um esforço extra para ampliar a cobertura vacinal, mas a imunização estará disponível durante todo o período da campanha, inclusive com oferta de horário estendido em várias unidades de saúde durante a semana”, destaca.

Vacinas disponíveis
Para a realização da campanha, a SES-MG reabasteceu os municípios e entre as vacinas que serão disponibilizadas estão a tríplice viral, hepatite B, papilomavírus humano (HPV), hepatite A, rotavírus humano, meningocócica ACWY, meningocócica C, pneumocócica, pentavalente, febre amarela e poliomielite. A vacina contra varicela, embora faça parte do calendário de rotina desse público, no momento não está disponível em Minas Gerais devido ao envio insuficiente de doses pelo Ministério da Saúde (MS) e a SES-MG aguarda nova remessa de doses do imunizante nos próximos meses.

Para mais informações sobre as ações planejadas em seu município, entre em contato com a unidade de saúde mais próxima e confira o cronograma completo de atividades. A vacinação é um ato de cuidado individual e coletivo, protegendo não apenas quem se vacina, mas também toda a comunidade. Ao se imunizar, cada indivíduo contribui para a construção de uma sociedade mais saudável e protegida contra doenças.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT

No começo do mês, pesquisa da Quaest com 105 agentes do mercado...

Senado aprova limitação do salário mínimo e do BPC e encaminha para sanção de Lula

Das medidas que faltavam ser analisadas, os senadores aprovaram a limitação do...

O caos se instalou, Lula finge não ter culpa e o Congresso se omite

O Banco Central oferece bilhões de dólares mas o câmbio segue nas...

Lula diz que reforma tributária foi “conquista coletiva” e atrairá investimentos

A proposta já havia sido aprovada pelo Senado e precisou voltar à...