Home Capixaba Ciclone em alto-mar aumenta risco de temporais na região Sul do Brasil
CapixabaGeral

Ciclone em alto-mar aumenta risco de temporais na região Sul do Brasil

Um ciclone em alto-mar, previsto para sexta-feira (19/1), deve aumentar ainda mais o nível das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul e outras cidades da região Sul do país. Na terça-feira (16/1), uma pessoa morreu e outras 10 ficaram feridas após temporal em Cachoeirinha (RS).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na tarde desta quarta-feira (17/1), um alerta de grande perigo no Sul do país devido à previsão de novas tempestades. Classificado como “alerta vermelho” — com expectativa de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h, além de queda de granizo —, o aviso atinge os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e dura até o meio-dia de quinta-feira (18/1).

Segundo o Inmet, há grande risco de danos em edificações, cortes de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores, alagamentos e transtornos em rodovias.

Informações da Climatempo Meteorologia, mostram que a ação de uma área de baixa pressão atmosférica antecede a formação de um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico, previsto para a próxima sexta-feira (19/1). Esses fatores devem contribuir para uma incidência ainda maior de fortes rajadas de vento ao longo da quinta, sobretudo no Litoral Norte e no Norte do estado.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), fez um apelo à população para a doação de motosserras — que serão utilizadas na retirada de árvores caídas e destroços — e telhas, para auxiliar nos reparos na cidade. “A vida só faz sentido se ela for comunitária!”, escreveu o prefeito, indicando o número (51) 98225-2830 para ligações acerca do tema.

“São centenas de árvores de pequeno e grande porte que precisam ser retiradas e limpas. O pedido também vale para doação de telhas de 4 a 6 milímetros para auxiliar pessoas que tiveram suas casas atingidas pelo temporal. A prefeitura irá receber os materiais no depósito do Demhab (Rua Conde D’Eu), nos fundos da sede da Avenida Princesa Isabel”, informou Sebastião Melo.

 

Chuva deixa estragos e uma vítima 

A pessoa que morreu em Cachoeirinha vivia em situação de rua e se abrigava da chuva embaixo da marquise de um supermercado, na Avenida Capitão Garibaldi Pinto dos Santos, no bairro Parque Granja Esperança, quando a estrutura cedeu e caiu sobre ela. Equipes do Corpo de Bombeiros da cidade foram alocadas para fazer a retirada do corpo e dos destroços do local.

A Defesa Civil faz o levantamento dos estragos causados e já recebeu centenas de ligações sobre quedas de árvores, alagamentos e falta de luz.

Em Porto Alegre, medições do Aeroporto Salgado Filho e da estação Inmet do bairro Jardim Botânico registraram ventos com rajadas de 89 km/h. Segundo a prefeitura da cidade, pelo menos 27 postes cederam e 150 árvores foram derrubadas, algumas atingiram carros e casas.

O alto volume de chuva provocou alagamentos em várias áreas da cidade. Na madrugada desta quarta, ainda havia 36 vias com acúmulo de água, segundo dados da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), o volume de chuvas das últimas 24h no bairro Partenon, Região Leste — que foi de 76 milímetros —, corresponde a mais da metade da quantidade prevista para todo o mês, que é de 142 milímetros.

*Estagiário sob supervisão de Pedro Grigori

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Deputados batem recorde de reembolso para abastecer jatinhos particulares em 2024

Os deputados federais bateram recorde de reembolso neste ano para abastecer jatinhos...

Liberais que apoiaram Lula em 2022 manifestam desilusão e abandonam barco do PT

No começo do mês, pesquisa da Quaest com 105 agentes do mercado...

Senado aprova limitação do salário mínimo e do BPC e encaminha para sanção de Lula

Das medidas que faltavam ser analisadas, os senadores aprovaram a limitação do...

O caos se instalou, Lula finge não ter culpa e o Congresso se omite

O Banco Central oferece bilhões de dólares mas o câmbio segue nas...