O Cartório Eleitoral de Viçosa realizará, neste domingo, 5 de outubro, um plantão especial de atendimento para cadastramento biométrico, das 8h às 18h, no Fórum Arthur Bernardes. O objetivo é ampliar o acesso e facilitar o processo para os eleitores de Viçosa, Paula Cândido e Cajuri que ainda não regularizaram sua situação. O agendamento pode ser feito pelo telefone 148 ou pelo site do TRE-MG: www.tre-mg.jus.br.
Desde agosto, o Cartório vem intensificando as ações de biometria. Em Viçosa, até setembro, 34.105 dos 59.793 eleitores já haviam realizado o cadastro, o que representa 57,04% do eleitorado. Em Paula Cândido, 4.383 pessoas ainda precisam se cadastrar, enquanto em Cajuri são 2.231 eleitores pendentes.
De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral, Deborah Castro, o cadastramento biométrico é fundamental para garantir a segurança e a regularidade do voto, além de ser exigido para diversos serviços públicos. Durante a semana, o atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com capacidade para até 350 atendimentos diários, realizados por estagiários supervisionados por servidores efetivos.
O procedimento é gratuito e consiste na coleta das digitais, assinatura e fotografia do eleitor, assegurando uma identificação moderna e confiável. Quem não fizer o cadastro pode enfrentar dificuldades na emissão de documentos, obtenção de passaporte, participação em concursos públicos e até no acesso à conta GOV.BR Ouro.