Biblioteca ficará temporariamente no antigo local do SINE Viçosa, na rua Padre Serafim
O secretário de Cultura de Viçosa, Sérgio Vitarelli, disse ao Folha da Mata que a Biblioteca Municipal Dr. Mário Dutra dos Santos foi transferida temporariamente ao antigo local do Sine (Sistema Nacional de Emprego) do município, na rua Padre Serafim, nº 65, centro.
A troca de endereço acontece por causa da necessidade de readequação do seu antigo endereço para a instalação de novos cômodos da UAI (Unidade de Atendimento Integrado). A biblioteca ficava no antigo prédio da prefeitura, na Praça do Rosário, local onde funciona atualmente a UAI provisória e que vem recebendo manutenção para a futura implantação da respectiva unidade de forma permanente.
Para o secretário, a mudança, apesar de demorada, beneficia os usuários da biblioteca e garante mais privacidade e organização, já que o novo espaço é dividido em cômodos separados, viabilizando a distribuição de áreas exclusivas para conservação dos livros, para estudos ou leitura individuais e espaço destinado aos trabalhadores da biblioteca. O local, no entanto, é 50m² menor que o anterior (de 250m² para 200m²).
Endereço Definitivo
A ideia da Prefeitura de Viçosa (PMV) é levar a infraestrutura da biblioteca para a estação Hervé Cordovil, localizada também no centro do município.
Após acordo firmado com empresários, tanto a praça quanto a estação serão revitalizadas até o final de novembro de 2025 e, após o término das obras, que já iniciaram na última semana, a biblioteca será transferida de maneira definitiva ao local.
A medida atende reivindicações de moradores ao redor da estação, que se tornou uma espécie de “corredor cultural” nas últimas gestões da PMV. A região central de Viçosa é preenchida, em grande parte, por viçosenses idosos que residem há décadas por ali.
Estes moradores reclamam dos constantes barulhos e do alto som gerado durante os eventos promovidos pela PMV na estação, além de ressaltar os problemas de desordem pública e lixo nas ruas pós-festas.
Com a transferência da biblioteca ao local, iniciativas públicas e privadas de festividade na região seriam amenizadas e o silêncio seria incentivado durante os momentos de abertura da biblioteca.
Aumento nas visitas
Segundo o secretário de cultura, desde janeiro, houve um crescimento considerável de visitas à biblioteca. A causa disso, de acordo com Sérgio, é a promoção das edições da Noite Mineira dos Museus e Bibliotecas, os incentivos dos servidores em chamar interessados na leitura e escrita à área e o uso de estudantes estimulados pelas escolas municipais.
A biblioteca, no entanto, diz o secretário, ainda carece de equipamentos necessários para tornar acessível o conhecimento aos usuários, como computadores e outras tecnologias capazes de auxiliar no desenvolvimento prático de leitura e escrita.