Agência determinou que todos os lotes dos produtos sejam recolhidos imediatamente
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na terça-feira, 23, a apreensão e proibição em todo o país de três grupos de produtos: os cafés torrado e moído Extraforte e Tradicional da marca Câmara; todos os suplementos da empresa Axis Nutrition; e o suplemento Whey Isomix Definition da marca Proteus. A medida inclui suspensão da fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso.
No caso do café Câmara, a decisão foi tomada após laudo do Lacen/RJ identificar fragmentos semelhantes a vidro em um lote e constatar que as embalagens indicavam empresas inexistentes ou irregulares como responsáveis pela fabricação. Diante do risco à saúde e da falta de procedência, a Anvisa orienta que consumidores não utilizem o produto em nenhuma versão.
A Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. também teve todos os seus suplementos recolhidos. Uma inspeção realizada entre 15 e 17 de setembro identificou falhas graves de fabricação, como ausência de responsável técnico habilitado, falta de registros de operações, problemas no controle da qualidade da água, programa de controle de alergênicos incompleto e inexistência de estudos de estabilidade dos produtos.
Já o suplemento Whey Isomix Definition da marca Proteus foi retirado do mercado após constatação de que estava sendo vendido irregularmente. O produto era fabricado pela empresa Nutrimix A. Suplementos SLU, apesar de a detentora da marca, Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda., ter encerrado a produção no início de 2024 e negar vínculo com a fabricante.
Todos os lotes desses produtos devem ser recolhidos imediatamente, segundo determinação da Anvisa.