Alemães se manifestam contra extrema direita em Berlim

PUBLICIDADE

O protesto acontece a três semanas das eleições legislativas na Alemanha, com o objetivo de “fazer o maior barulho possível para pedir aos partidos que se dizem democráticos que protejam essa democracia”, disse à AFP Anna Schwarz, uma manifestante de 34 anos.

A mulher – que relatou ser a primeira vez que participa de um ato político – afirmou que “não é possível ignorar isso, é muito grave”.

Os manifestantes rejeitaram a decisão tomada nesta semana pelos democratas cristãos conservadores do partido CDU, de Friedrich Merz, de contar com os votos do movimento de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD) em uma tentativa frustrada de aprovar conjuntamente um projeto de lei para limitar a imigração.

Essa aliança de fato rompeu um tabu político no país, onde desde a Segunda Guerra Mundial os partidos tradicionais têm se recusado a qualquer cooperação em nível nacional com a extrema direita, uma estratégia chamada de “cordão sanitário”.

“Somos a barreira de proteção”, “Que vergonha, CDU” ou “Merz sem coração” eram algumas das frases vistas nos cartazes exibidos pelos participantes.

!function(f,b,e,v,n,t,s) {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function() {n.callMethod? n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)}; if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′; n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0; t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0]; s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’, ‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’); fbq(‘init’, ‘1425099884432564’); fbq(‘track’, ‘PageView’, { content_name: ‘Alemães se manifestam contra extrema direita em Berlim’, content_ids: [35976,81917], is_closed: false, });
source

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima