O comportamento é uma característica primordial dos seres vivos. Uma situação corriqueira na vida das pessoas é estarem expostas aos conflitos diários, exigindo-lhes ações eficazes que resolvam os problemas, independente de seus sentimentos e condições emocionais. São passíveis de erro e deficiências naturais, muitas vezes são-lhes atribuídas responsabilidades além da sua capacidade.
Desta forma a resposta silenciosa e paulatina vence a melancólica frustação induzindo a procurar estímulos externos. O uso contínuo e excessivo de bebidas alcoólicas passa a ser uma rotina. Inicialmente despretensiosa, apenas com objetivo de “relaxar”, consequentemente o alcoolismo e a depressão tornar-se-ão companheiras de jornada, a essa altura, a dependência psíquica e biológica estabelece gradualmente uma série de rituais em que a pessoa passa a beber as escondidas aproveitando qualquer ocasião para sua dose diária, vivenciando um isolamento utopicamente fora da realidade.
À medida que o consumo se torna frequente a personalidade fica perturbada, as relações interpessoais sofrem uma queda abrupta havendo consequentemente o distanciamento da família, dos amigos, o desempenho profissional esvai-se. A hostilidade contra a mulher é incrementada pela debilidade sexual, surge o ciúme. Surgindo a fase crônica quando logo pela manhã tem a necessidade de beber, mais adiante surgirão os tremores distais nas mãos e na língua. Afora a gastrite, insuficiência hepática, miocardite, hipertensão arterial. “O alcoólatra crônico distingue-se pela alteração da personalidade, com destaque para a perda de todas as normas morais e as perturbações de humor”.
A prevenção talvez seja o melhor método de detectar e tratar a intoxicação alcoólica. Acreditamos que todo o problema está intimamente ligado às frustrações do ser humano, razão pela qual ser fundamental acolher estas pessoas recuperando-as, através de uma política séria de acompanhamento médico preventivo. Se não houver interesse imediato, imagine-se então os custos futuros.
[simple-author-box]
Deixe um comentário